Como fazer queijo

Engane-se quem acha que, hoje em dia, não é possível fazer queijo em casa.

Na verdade, saber como fazer queijo não é uma tarefa difícil, e poderá ser mesmo feito em qualquer cozinha.

Para além de tudo, é algo que é muito prático e delicioso, sendo que ainda vai poder usar a sua criatividade para adicionar sabores ao seu queijo, tornando-o verdadeiramente único.

 

fazer-queijo

 

Passo-a-passo para fazer queijo

Para fazer queijo vai precisar de:

  • dois copos de leite de cabra ou de vaca
  • 10 colheres de sopa de vinagre ou sumo de limão
  • sal a gosto
  • uma colher de sopa de margarina ou manteiga
  • uma pitada de açúcar
  • pimenta branca (opcional)

Em primeiro lugar, deverá colocar os dois copos de leite na panela com a pimenta, a margarina e o açúcar, mexendo constantemente em lume baixo até que ferva. É de extrema importância mexer sempre o leite, caso contrário, ele vai queimar. Desligue o lume.

Em seguida, deverá adicionar as 10 colheres de chá de vinagre ou de sumo de limão ao leite a ferver. Verá como o leite se torna numa coalhada ou em soro. Coalhada corresponde à parte sólida, e o soro à líquida. Mexa bem com uma colher e deixe-o descansar entre 5 a 10 minutos.

Depois, deverá drenar a coalhada através de gaze ou de um lenço para a separar do soro. No fim do processo, a coalhada será o queijo. Assim, drene bem e pressione o queijo usando o pano para tirar o máximo de líquido possível. Abra o pano e adicione sal.

Agora, misture o queijo e o sal e pressione novamente para remover toda a humidade extra. Coloque o queijo num molde ou poderá apenas deixá-lo numa forma redonda. Depois de pronto, deverá mantê-lo refrigerado.

Dicas e receitas adicionais

Ainda existem boas dicas para se saber como fazer queijo e torná-lo único. Adicione, por exemplo, damascos, frutas secas, linguiça ou azeitonas para dar mais sabor e um ar muito especial ao seu queijo.

Tal como dicas, também existem mais receitas para saber como fazer queijo.

Para esta, vai precisar de:

  • dois litros de leite
  • oito colheres de sopa de vinagre branco

Comece por levar o leite ao lume até levantar fervura e, de imediato, acrescente o vinagre, uma colher de cada vez. Deixe cozinhar por três minutos. Em seguida, retire rapidamente o leite do lume. Deste modo, o queijo vai separar-se do soro. Se isso não acontecer, volte a colocar no lume por mais três ou quatro minutos.

Forre um escorredor (de esparguete) com um pano de pratos limpo. Torça-o para eliminar por completo o soro. Reserve o queijo sobre uma tela de algodão seca, cubra com uma outra tela. Apoie um prato sobre o queijo e deixe descansar por seis horas no congelador.

Não se esqueça que o pano do prato e as telas que utilizar deverão ser lavadas com sabão neutro. Nunca use leite desnatado pois o resultado não será o mesmo.

Como vê, fazer queijo não é uma tarefa muito complicada. Experimente!


One Response

  1. Fernando Samuel Gonzalez Vidal 10 de Junho de 2014

Adicionar Comentário