Como fazer moldes de silicone

Se já pensou em aprender a fazer moldes de silicone, seja para fazer artesanato em biscuit, sabonetes artesanais, velas ou gesso, não perca esta oportunidade de receber instruções e dicas de como o poderá fazer.

Aprenda, passo a passo, como fazer os seus próprios moldes de silicone, para depois poder fazer diferentes e originais sabonetes e peças de biscuit.

Ao aprender a técnica de fazer moldes de borracha de silicone, verá como irá poder lucrar com a venda dos próprios moldes para artesanato, bem como economizar e poder fazer as suas peças, acabando também por gastar muito menos tempo.

Segue-se o passo-a-passo de como fazer moldes de silicone.

Passo-a-passo para fazer moldes de silicone

moldes-siliconePoderá utilizar os moldes de silicone com resina, massa de biscuit, gesso, parafina (para velas), glicerina (para sabonetes), bijuterias, esculturas e bonecos. E estas são apenas algumas das hipóteses que terá pela frente depois de fazer os moldes.

Molde 1

Assim, os materiais para fazer moldes de silicone, neste exemplo, de fruta, que vai necessitar são:

  • folha de acetato
  • fita adesiva
  • cola branca
  • silicone para molde
  • um catalisador
  • fruta

Comece por desenhar um quadriculado na folha de acetato, de acordo com as medidas da fruta que deseja produzir. Deverá deixar 1,5cm de sobra à volta, ou seja, nas laterais, base e altura.

De seguida, recorte o acetato para obter o corpo da caixa e retire o excesso das diagonais. Marque as dobras e arme a caixa, prendendo-a com uma fita adesiva. Depois, cole a fruta bem centralizada no fundo da caixa.

Em terceiro lugar, deverá misturar o silicone com o catalisador de acordo com as indicações que este trouxer na sua embalagem. Deite na caixa, cobrindo a fruta por completo. Retire da caixa e, por último, deverá retirar a fruta.

Dicas

  • Mesmo para quem já tem algum conhecimento acerca de como fazer moldes de silicone, saber algumas dicas nunca é demais. Afirmar que a borracha seca em cerca de 4 a 8 horas depende do tipo de catalisador, pois existem variações que vao acelerar, ou não, a cura.
  • Saiba, desde já, que deverá mexer com cuidado e nunca bater a mistura. De facto, quanto mais lento o catalisador, mas tempo haverá para que as bolhas cheguem à superfície e saiam.
  • Além disto, quanto mais carga for adicionada ao silicone, mais frágil ele ficará. Caso queira fazer acabamentos no molde pronto, utilize um estilete ou uma tesoura.
  • Se a caixa necessitar de ser grande devido ao molde e correr o risco de ficar desestruturada após a aplicação do silicone, use apoios em todos os lados, deixando as paredes rígidas antes da aplicação.
  • Para o caso de pretender fazer moldes de silicone para biscuit, todo o cuidado é pouco na altura de modelar as peças, pois vai ser necessário que, ao colocar a massa sobre a peça, todos os espaços do molde sejam preenchidos. Assim, vai ser preciso apertar levemente com os dedos, além de ter muito cuidado na altura de retirar a massa já moldada, Isto deverá levar cerca de 24 horas.

3 comentários

  1. André Campanati 20 de Julho de 2014
  2. António Pereira Constantno 31 de Janeiro de 2015
  3. Graça Guedes 28 de Julho de 2015

Adicionar Comentário