Como fazer mergulho em apneia

Nadar com tubo, máscara e barbatanas

O tubo de superfície permite-lhe nadar com o rosto dentro de água e observar peixes, conchas e rochas no fundo. O único equipamento de que precisará é uma máscara para proteger os olhos, um tubo respirador e um par de barbatanas.

Máscaras

As melhores têm vidro de segurança reforçado (e não de plástico, que se risca e embacia facilmente), firmemente encaixado numa armação de borracha ou silicone flexível para que a máscara adira bem ao rosto.

Compre uma máscara que cubra apenas os olhos e o nariz; as que abrangem a boca ou têm um tubo de respiração incorporado podem ser perigosas. Uma máscara que tenha uma parte exterior para o nariz permitir-lhe-á aperta-lo com os dedos e soprar para desentupir os ouvidos.

Para verificar se a máscara tem o formato e o tamanho adequados, segure-a contra o rosto sem prender as correias e inspire pelo nariz; se a máscara se adaptar bem, a sucção mantenha-na no lugar.

Tubos de superfície

Não compre um modelo com válvula de ar ou bola de pingue-pongue. As bolas e as válvulas entopem facilmente, cortando o fornecimento de ar. Compre um simples tubo em forma de J com um comprimento dc 30 a 35cm e com um bocal que se adapte bem entre os seus dentes, sem magoar as gengivas.

Para impedir que se embacie, lave o vidro por dentro com saliva e depois passe por água ou utilize um produto que desembacie.

Barbatanas

As grandes e rígidas dão mais potencia, mas se forem demasiado duras podem provocar dores nos músculos da barriga da perna. Se comprar barbatanas que flutuem, terá menos probabilidades de as perder.

Nadar com barbatanas. Faça movimentos ritmados, mas relativamente lentos, de crawl — v. nadar. Mova as pernas a partir das ancas, mantendo os joelhos ligeiramente dobrados e os pés esticados. Mantenha as barbatanas sempre debaixo de água.

Para mergulhar em apneia

Inspire fundo, retenha a respiração, dobre-se pela cintura e nade suavemente para baixo em direcção ao fundo. O tubo ficará cheio de água, e quando voltar à superfície, terá de soprar para a expelir.

Água na máscara

Para tirar água da máscara quando está à superfície, levante a borda inferior. Para esvaziar a água da máscara quando está debaixo de água, deite a cabeça para trás, mantenha o topo da máscara bem agarrado à testa e expire lentamente pelo nariz, de modo que o ar encha a máscara, forçando a água a sair pelo fundo. Deixe de expirar logo que a máscara não tenha água, retendo assim nos pulmões ar suficiente para voltar à superfície (v. figura).

Medidas de segurança

  • Não se dedique a esta actividade, a não ser que saiba nadar bem.
  • Habitue-se a usar a máscara, o tubo e as barbatanas numa piscina ou em águas calmas perto da costa.
  • Usando barbatanas, treine a maneira de se manter à superfície apenas com a força das pernas e as mãos fora de água. Deverá poder aguentar-se assim durante pelo menos um minuto.
  • Nunca vá mergulhar sem ser acompanhado ou se o mar estiver bravo ou a água fria. Mantenha-se perto de terra ou de um barco, de uma jangada ou de um molhe. Aprenda técnicas de salvamento.
  • Evite áreas onde haja barcos a motor e praticantes de esqui. Enquanto estiver à superfície, mantenha-se alerta em relação a barcos a motor.

Não fique dentro ele água tempo demais; saia imediatamente Se começar a sentir cãibras.

Sinais

Os sinais que se seguem são mais ou menos universais e utilizados em vários desportos aquáticos.

Quando precisa de ajuda

Para assinalar que precisa de assistência, levante um braço e agite-o de um lado para outro com o punho cerrado.

Quando não precisa de ajuda. Para indicar que está bem, levante uma das mãos com o polegar e o indicador juntos, de modo a formar um O, e os outros dedos apontando para cima. Quanto a outras precauções de segurança — v. mergulho com aparelho autónomo.


3 comentários

  1. Jurandir Alves Da Silva Junior 16 de Maio de 2012
  2. Jurandir Alves Da Silva Junior 16 de Maio de 2012
  3. Ailton Santana 22 de Fevereiro de 2013

Adicionar Comentário