Como fazer da sua casa um lugar seguro

Se «a ocasião faz o ladrão», vale então a pena tomar as precauções necessárias para dificultar a tarefa a qualquer even­tual intruso. A maioria cios assaltantes desistirá de arrombar uma casa se para isso se vir obrigado a fazer muito baru­lho.

Instale fechaduras, ferrolhos e trincos de boa qualidade em todas as portas e janelas e encare com seriedade a ques­tão da segurança. Certifique-se de que todas as portas e janelas ficam bem trancadas antes de se deitar ou sair de casa.

Tipos de fechaduras e ferrolhos. As portas exteriores possuem quase sem­pre fechaduras ou trincos embebidos na sua espessura (fechaduras ou trincos de embeber ou de armilhar) ou pregados na face interior da porta (fechaduras ou trincos de pregar à face). As fechaduras mais frequentemente utilizadas em por­tas da frente ou principais têm trincos de chave tipo Yale embebidos ou pregados à face — v. fechaduras, trincos e fechos. Monte ferrolhos de correr resis­tentes no topo e no fundo da porta para maior segurança em caso de tentativa de arrombamento. Este tipo de ferrolho será ainda mais eficiente se montado em con­junto com um trinco de segurança ou numa porta toda de madeira.

Como precaução adicional, mande instalar uma corrente de segurança e um ralo com lente na porta da frente ou na porta principal.

Janelas bem fechadas. De uma forma geral, os assaltantes só partem os vidros das janelas para conseguirem alcançar os trincos. Algumas janelas, no entanto, particularmente janelas antigas de batentes, são facilmente arrombadas com uma lâmina forte ou urna chave de fendas. As lojas de ferragens têm para venda uma grande variedade de ferra­gens especiais para aumentar a segu­rança das janelas, incluindo fechos especiais para janelas de batente e de gui­lhotina e janelas com barras de fixação.

Como trancar portas de correr :

fechadura é aplicada na porta que corre por dentro e com um ferrolho que prende num buraco da porta que corre por fora. Para maior segurança, instale duas fechaduras, uma no topo e outra no fundo da porta, especialmente se se tratar de portas com caixilhos de alumínio.

Para tornar mais seguras as janelas de sacada com caixilhos de madeira, monte ferrolhos de embeber ou de armilhar que prendam nas travessas superior e interior. Como medida de segurança adicional, aplique dobradiças com ferrolho de segurança nas portas exteriores, especialmente se estas abrem para fora, para impedir que sejam retiradas pelas dobradiças.

Como instalar fechos de segurança :

Evite que a sua casa seja assaltada colo­cando fechaduras ou ferrolhos de segu­rança em janelas e portas. Apresentam-se aqui alguns tipos de fechos que pode colo­car com facilidade, mas, para maior segu­rança, aconselhe-se junto da Polícia de Segurança Pública ou recorra a uma empresa especializada.

Ferrolhos de embeber :

Monte-os em portas ou janelas de batentes. Rode a chave para trancar o lerrolho.

Corrente de segurança :

A ranhura do suporte bloqueia a corrente de aço, não permitindo que a porta se abra mais do que alguns centímetros.

Ferrolhos para janelas de guilhotina :

Introduza o lerrolho de rosca pela travessa da lolha interior da janela até ao casquilho aplicado na folha exterior. Aperte bem com a chave especial.
Ferrolhos para janelas de batentes. Se a janela tiver caixilhos metálicos, monte a fechadura a meio do batente, utilizando parafusos auto-roscantes. 0 lerrolho fica trancado contra o aro fixo.

Ferrolhos para janelas de correr:

As janelas ficam trancadas em conjunto na base por meio de uma fechadura que só abre com chave. Para maior segurança, instale fechaduras no topo e no fundo da janela.


Adicionar Comentário