Como escolher a nossa alimentação

 

Como já percebeste todos os animais tem a sua própria alimentação desde folhas, grãos, leite, palha, carne ou outros, seja qual for o regime alimentar de qualquer animal todos os animais precisam de ingerir alimentos.

 

Constituintes do organismo humano

 

60 % agua

18.7 % protidos

15 % lípidos

6 % Sais minerais

0.3 % glicidos

 

Diariamente , consumimos uma grande variedade de alimentos como por exemplo cenouras , ovos que são produtos naturais, outros resultam da junção de produtos como por exemplo um bolo. as salsichas ou o fiambre já resulta da transformação de produtos naturais em industrias alimentares.

 

O nosso organismo é constituído por diversos materiais fornecidos ao nosso organismo através do que nos ingerimos, com isto sabemos que os alimentos podem ser naturais ou transformados em fabricas.

 

Quando jogas ou lês gastas energia,o mesmo aconteçe quando fazes a digestao ou simplesmente respirar.

para repores a energia gasta tens de ingerir alimentos.

 

O nosso organismo é formado por células que crescem, dividem-se e envelhecem. para formar novas ou ate reparar as células

já existentes precisas de substancias fornecidas pelos alimentos. Os Alimentos também fortalecem certos órgaos como os ossos

 

 

Os alimentos são importantes para regular o organismo como por exemplo a agua, ela regula a temperatura do nosso corpo

Com isto tudo nos podemos concluir que existe alimentos para repor a energia, outros para contrição de células e tecidos , outros de protecção e regulação.

 

Função dos nutrientes

Os nutrientes dividem-se me 3 grupos

 

Nutrientes energéticos.

Estes nutrientes fornecem energia necessária para as diversas funções do nosso corpo.(Glicidos e Lípidos).

Nutrientes plásticos.

estes nutrientes fornecem ao nosso organismo os materiais de construção para células ou ate mesmo a reparação de tecidos envelhecidos (Protidos,Lípidos,Minerais,Água).

Nutrientes reguladores.

Estes nutrientes contribuem para o bom funcionamento do nosso corpo,pois controlam as diversas funções vitais (vitaminas, Minerais, Fibras, Água).

 

 

Onde podemos encontrar estes nutrientes ?

Prótidos;                                                                                                                                           

Podemos encontrar os prótidos na carne, peixe, ovos e leite, estes nutrientes são essenciais para o desenvolvimento físico e normal do corpo humano.

Glícidos;

Podemos encontrar os  Glícidos nas batatas, mel, pão, na massa e no feijão, estes nutrientes são responsáveis por fornecem energia para as nossas actividades diárias como por exemplo estudar trabalhar e brincar.

Lípidos;

Podemos encontrar os Lípidos no azeite, oleo alimentar, manteiga, nozes estes nutrientes são responsáveis por nos fornecer energia ajudando-nos a proteger do frio. Também tem um papel importante na construção das células

Minerais;

Podemos encontrar os minerais leite, peixe, alguma fruta, alguns produtos hortícolas estes nutrientes são responsáveis pela construção de certas estruturas , regular e proteger o nosso organismo.

Água;

podemos encontrar agua em frutas como o kiwi e uvas entre outras, alguns produtos hortícolas, no leite, garrafas de agua e a Água é responsável por eliminar substancias tóxicas do nosso organismo, regular a temperatura, dissolução dos nutrientes e transporte através dos nossos intestinos.

Vitaminas;

As vitaminas encontram-se em grande parte nos produtos hortícolas, frutas, leite existe um grande numero de vitaminas A, B, C, D, E, K, E, PP e cada uma delas tem um papel especifico. a falta delas pode levar a doenças designadas por avitamionoses

Fibras;

As fibras não são absorvidas pelo nosso organismo mas são essenciais para o funcionamento regular do intestino evitando prisão de ventre podemos encontrar as fibras em grande parte no  produtos hortícolas

 

Sabias que a falta de vitaminas foi responsável pelo aparecimento de escorbuto na época dos descobrimentos ela surgia pela falta de vitamina ( C ) há medida que as pessoas iam apanhando a doença começava a aparecer manchas na boca.

 

Alimentação equilibrada

 

Uma alimentaçao equilibrada, ou seja, uma alimentação em que não existem excessos nem faltas da nutrientes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As crianças de 1 a 3 anos devem de consumir a menor porção e os homens e os rapazes adolescentes a maior porção.

 

Para utilizar correctamente a Roda dos Alimentos devemos ter em conta os seguintes aspectos:

  • Variar, o mais possível de alimentos dentro de cada grupo.
  • Comer diariamente alimentos  de todos os grupos.
  • Comer maior quantidade de alimentos pertencentes aos grupos de maior dimensão.

 

 

Outros cuidados a ter com a nossa alimentação.

Devemos sempre consumir alimentos frescos e devemos lavar bem os alimentos no caso de frutas e produtos hortícolas.Ainda assim devemos ter cuidado com os rótulos pois alguns tem informações para nos conservar-mos melhor os produtos do tipo ” conservar em local fresco e seco “.Ter também em atenção a data de validade e ver o rotulo informativo para saber o que o produto contem dentro dele como por exemplo corantes, conservantes, estabilizadores, reguladores de acidez, edulcorantes entre outros como óleos e vitaminas.

Algumas destas substancias podem provocar alergias em certas pessoas. Por este facto devemos preferis os alimentos que possuem menos aditivos.

 

 

 


Adicionar Comentário