Como escolher e montar Portas de correr

Uma porta de correr num armário ou guarda-fatos não ocupa espaço quando. As porcas de regulação permitem ajustar a altura da porta para que ela possa deslizar convenientemente na guia.

Numa calha simples, encaixe o topo da porta no rebaixo da calha superior e deixe-a descair para dentro da calha inferior. aberta, mas encobre parcialmente o conteúdo. O sistema varia consoante o peso das portas; as pequenas e leves deslizam geralmente dentro de calhas, enquanto as pesadas têm pequenas rodas em baixo ou trabalham suspensas.

Portas leves

O sistema mais simples para armários é constituído por duas calhas de madeira, metal ou plástico em que caiba uma porta de madeira ou de contraplacado. Quando comprar as calhas, certifique-se de que uma c pouco funda para a base e a outra, para a parte de cima, apresente o dobro da fundura.

Aparafuse as calhas ao armário (v. parafusos para madeira), colocando-as à face da beira da frente. Verifique se os parafusos não ficam salientes dentro das ranhuras. Chanfre e alise os bordos das portas e a seguir aplique um pouco de estearina para que deslizem mais facilmente.

Portas pesadas

Quando se tratar de portas maiores c mais pesadas, como as utilizadas em armários grandes, aquelas devem trabalhar suspensas de rodízios que correm numa calha de aço, como se vê na gravura. Em baixo, as guias podem encaixar numa ranhura na parte inferior das portas ou formar uma calha.

Se a calha superior ficar encostada ao tecto, deverá fixa-la devidamente através do estuque até ao betão ou até às vigas de madeira, se existirem. Algumas calhas são feitas para deixar correr uma só porta em rodízios, enquanto outras estão preparadas de forma que um jogo de rodízios corra pela parte posterior da calha e outro pela anterior. Neste sistema, as portas sobrepõe-se no centro quando estão fechadas.

Além de portas direitas de correr, existe um sistema que permite que as portas se dobrem por secções. Este sistema tem a vantagem de permitir ganhar espaço, como acontece com uma porta de correr normal, e de deixar ver todo o conteúdo do armário. Suspenda as secções da porta como fez para as portas cie correr normais e a seguir, por cada duas portas de dobrar, utilize um pivô de porta para deslizar na calha, lambem irá necessitar de dobradiças para ligar as secções umas às outras. O sistema da porta de correr necessita de poucos cuidados de manutenção. Basta manter as calhas limpas de qualquer sujidade e pôr óleo nos pivôs de vez em quando.


3 comentários

  1. Renato Bernardete Anjos 9 de Janeiro de 2013
  2. Renato Bernardete Anjos 9 de Janeiro de 2013
  3. Cristiane Ferreira 17 de Fevereiro de 2014

Adicionar Comentário