Como escolher e conservar uma televisão

Escolha um aparelho de televisão com écran de tamanho adequado às dimen­sões da divisão onde vai ser colocado. Um aparelho com écran de 36 cm (medidos na diagonal) deve ser colo­cado a cerca de 1,40 m de distancia dos telespectadores; um écran de 51 cm, a aproximadamente 2 m, e se for de 66 cm, a distância óptima será de cerca de 2,70 m.

Os aparelhos de televisão podem receber programas só a preto e branco ou a cores e preto e branco. Os apare­lhos mais modernos possuem écran plano e quadrado , que oferece imagens mais nítidas e menos deformadas que o écran curvo.

Se a qualidade do som for importante para si, escolha um modelo com regula­dores de som de alta sensibilidade, que permitem ajustar os sons agudos e os baixos.

Os aparelhos com estereofonia não permitem, na realidade, reproduções estereofónicas perfeitas, já que a emis­são dos programas é feita, na sua maio­ria, em som mono. Permitem, no entanto, melhorar o som de cassetes de vídeo pré-gravadas — v, gravadores de vídeo.

Na maioria, os aparelhos actualmente comercializados possuem, para além da tomada para a antena, tomadas de entrada e saída para ligação de gravado­res de vídeo, sistemas de alta fidelidade e auscultadores, para referir alguns exemplos.

Como conservar a sua televisão.

Um aparelho de boa marca deve ter uma vida útil de 7-10 anos sem avarias gra­ves, e a má qualidade da imagem é quase sempre uma consequência de uma recepção defeituosa, e não de uma avaria no próprio aparelho.

A maioria dos modelos pode ser regulada no aparelho ou por teleco­mando. Estude com atenção o manual de instruções do fabricante para se familiarizar com as funções do aparelho e poder utiliza-lo da melhor maneira. Contudo, se alguma coisa correr mal, não toque nos componentes no interior do aparelho e chame um técnico para o reparar.


Adicionar Comentário