Como escolher e conservar um saco-cama

Compre um saco-cama da melhor quali­dade ao seu alcance. Um bom saco-cama é feito como um edredão  o enchimento comprime-se quando enro­lado e expande-se quando aberto .

Como escolher um sacocama.

A qualidade de um sacocama depende do seu enchimento. Os melhores sacos-camas e também os mais dispendiosos têm um enchimento macio e fofo de penas ou penugem de pato ou ganso ou uma mistura de ambos. Um destes sacos-camas conserva-o aconchegado e quente a temperaturas tão baixas como -20°C e, para além disso, é fácil de transportar, o que representa uma grande vantagem para quem viaja com a mochila às costas ou em passeios de bicicleta.

Os sacos-camas de penas têm, no entanto, a desvantagem de perderem rapidamente a capacidade de isola­mento quando molhados. Necessitam de permanecer dois ou três dias ao ar livre para secarem, ao contrário do que sucede com os sacos-camas com enchi­mento de poliéster, que secam rapida­mente.

Por outro lado, os sacos-camas de penas duram 12 anos ou mais, enquanto os de fibra sintética podem ter que ser substituídos passados cinco anos.

Os sacos-camas de fibra sintética são adequados para dormir em tendas, se a temperatura não for muito baixa . Os sacos-camas com enchi­mento mais espesso, de fibra  de poliéster, podem ser utilizados em qual­quer época do ano.

Ao comprar um saco-cama, verifique se tem um comprimento suficiente, bons fechos de correr e se permite liberdade de movimentos. Existem à venda sacos-camas para adultos e para crianças. Pode obter um saco-cama duplo para utilização por um casal unindo dois sacos-camas individuais de modelo idêntico com fecho a toda a volta.

Como conservar o seu saco-cama.

Abra o saco e deixe-o a arejar bem após cada período de utilização. Guarde-o solto num grande saco da lavandaria ou pendure-o num cabide para casacos se for um saco de penas. Limpe ou lave sempre de acordo com as instruções do fabricante.

Leve sempre consigo agulha e linhas, remendos de fita de nylon e alfinetes–de-ama para consertar rapidamente ras­gões ou buracos. Utilize um alfinete-de–ama para substituir o puxador do fecho de correr se este se partir .

ATENÇÃO. Se ocorrer um incêndio numa tenda ou numa caravana, um saco-cama pode transformar-se numa ratoeira para o utilizador. Em tais cir­cunstâncias, não perca tempo a abrir o fecho: ajoelhe-se, puxe o saco para baixo e afaste-o para longe com os pés.


Adicionar Comentário