Como é o curso de designer de interiores

É uma arte, em que se planeia ambientes de acordo com padrões de estética e devidas funcionalidades.  O profissional que deseja seguir a carreira de designer de interiores deve ter como objetivo harmonizar ambientes de acordo com móveis, objetos e acessórios,  procurando juntar conforto com praticidade e beleza.

Cores e materiais de acabamento, iluminação, tudo isso é de responsabilidade desse profissional, que deve adequar o projeto de acordo com o gosto e necessidades, ligados a disponibilidade financeira do cliente.

Administra a decoração, estabelece metas e prazos, assim como também define os orçamentos e ainda fica de frente nos trabalhos com marceneiros, pintores e eletricistas.

Além de casas, os designers de interiores também podem estar à frente de projetos de salas comerciais ou locais públicos. O mais comum é este profissional trabalhar como autônomo, porém também pode trabalhar para grandes empresas de decoração e designer de interiores ou como consultor em lojas de móveis.

 

Design-de-Interiores

 

O curso

Existem poucas opções de cursos de bacharelado no Brasil, mas os que existem formam profissionais para atuar em projetos que vão além da parte decorativa, pois possuem algumas disciplinas em comum com arquitetura e urbanismo.

O curso possui algumas atividades práticas e outras que incluem informática, sendo a carga horária dedicada a projetos em sua maioria, além das aulas de desenhos artísticos e arquitetônicos, técnicas de iluminação e instalações. As atividades extracurriculares são frequentes e são exigidos do estudante um estágio ou uma monografia. Em média o curso de designer de interiores tem uma duração de 4 anos e também é chamado de curso de decoração, decoração e designe ou design de ambientes.

Ao optar pelos cursos teológicos, fique atento no conteúdo do curso, pois eles podem ter o foco voltado para o paisagismo e jardinagem ou design de imóveis, cursos que geralmente contém uma duração de 2 anos.

Mercado de trabalho

O crescimento na área de construção civil acaba favorecendo os setores que envolvem decoração de ambientes, o que resulta em uma área muito promissora.

Pelo motivo de que os espaços estão ficando cada vez mais reduzidos, a necessidade dos imóveis serem planejados tem sido um dos mais importantes objetivos dos novos clientes. Passa de ser um luxo, para um serviço de extrema necessidade.

Nas áreas corporativas, o designer de interiores é requisitado na hora de projetar o estilo de um escritório ou de uma sala de reuniões, ou em hotéis e até em locais públicos para realizar adequações de acessibilidade.

Ultimamente, esses profissionais tem sido requisitados até para trabalharem em interiores de aviões e carros, o que aumenta o leque de oportunidades para exercer as suas funções.

Segundo os profissionais de designer de interiores, que já trabalham neste ramo, as melhores chances estão nas regiões sul e sudeste, além de cidades turísticas como o Nordeste, devido ao grande número de resorts e hotéis, que oferecem muita oportunidade de trabalho nesta área.


Adicionar Comentário