Como desobstruir as vias respiratórias

Um pequeno pedaço de comida ou qualquer outro corpo estranho pode obstruir as vias respiratórias, provocando sufocação. As crianças também podem sufocar por meterem brinquedos dentro da boca. e os adultos por se soltarem as dentaduras postiças.
O primeiro sinal de sufocação pode ser um acesso de tosse. A vítima fará esforços para respirar, mas quando mais tentar inspirar, mais firmemente se alojará o corpo estranho. E vital agir com rapidez.

Como actuar se a vítima estiver consciente:
Retire a comida ou a dentadura solta da boca e encoraje-a a tossir. Talvez isso baste para desalojar o corpo estranho. Se tal não acontecer, ajude a vítima a curvar-se para a frente e dê-lhe quatro pancadas secas com a palma da mão entre as omoplatas. Quando a vítima voltar a respirar, faça-a sentar-se e beber água em pequenos goles.
Se se tratar de um bebé deite-o ao longo do seu antebraço de cabeça para baixo, Sustente-lhe a cabeça e o tórax com uma das mãos. Dê-lhe quatro pancadas secas entre as omoplatas com os dedos da outra mão. aplicando menos força do que no caso de um adulto.

Compressão abdominal:
Se a vítima continuar sem conseguir respirar, recorra à compressão abdominal. Esta técnica envolve riscos, pois pode provocar danos no fígado e outros órgãos internos.
Ponha-se de pé ou de joelhos atrás da vítima. Feche uma das mãos, colocando o polegar entre o umbigo e a base do esterno da vítima. Segure o punho cerrado com a outra mão e dê um puxão para si e para cima com um movimento rápido dos cotovelos. Repita quatro vezes. Verifique se o objecto desalojado se encontra na boca da vítima.
No caso de uma criança pequena, sente-a ao seu colo e utilize apenas uma das mãos para exercer a compressão. No caso de um bebé, deite-o de costas com a cabeça para trás e aplique a com-pressão apenas com dois dedos.

Se a vítima estiver inconsciente:
Se a vítima estiver inconsciente, os músculos da garganta poderão descontrair-se o suficiente para permitir a entrada de ar. Aplique a RESPIRAÇÃO ARTIFICIAL. Se estiver presente uma terceira pessoa, peça-lhe que chame uma ambulância.
Se os pulmões não se expandirem ao fim de quatro sopros, role a vítima sobre o lado mais próximo de si. com o tórax contra a sua coxa e a cabeça bem puxada para trás. Dê-lhe quatro palmadas fortes nas costas.
Verifique na boca da Vítima se o corpo estranho foi desalojado. Em caso negativo, vire a vítima de costas, ajoelhe-se com uma perna de cada lado das ancas dela e coloque a palma de uma das mãos entre o umbigo e a base do esterno. Ponha a outra mão sobre a primeira e faça quatro compressões para baixo e para a frente sem flectir os braços. Verifique se o corpo estranho


Adicionar Comentário