Como desentupir um Radiador

  • on 26 de abril de 2011
  • Likes!

Se nota que o motor do seu automóvel está a aquecer demasiado e já eliminou outras causas (como uma correia da ventoinha partida ou fugas de água), é provável que o sistema de arrefeci­mento esteja entupido. O local onde há mais probabilidades de acontecer são as passagens estreitas do radiador.

Antes de tentar desentupir o radiador, esvazie e deite fora toda a água. (Se utiliza anticongelante, deverá adicio­nar uma nova porção quando voltar a encher o sistema de arrefecimento.) Retire os tubos superior e inferior do radiador, introduza uma mangueira no tubo de ligação superior do radiador e vede bem enrolando trapos a toda a volta.

Certifique-se de que o tampão do radiador está na posição devida e ligue a mangueira a uma torneira. Abra a água e deixe correr até que comece a sair limpa pelo tubo inferior.

Se, dentro de alguns minutos, a água não começar a aparecer clara, aplique o jacto de água em sentido inverso. Ponha a mangueira no tubo inferior e vede bem. Proteja quaisquer componentes eléctricos que estejam próximo do radiador cobrindo-os com um plástico ou ligue outra mangueira (ou um saco de plástico comprido aberto no fundo) ao tubo de ligação superior para escoar

COMO DESENTUPIR UM RADIADOR ,

Introduza uma mangueira'no tubo de ligação superior e vede bem. Aplique um jacto de água até esta sair clara pelo tubo de ligação inferior.

Como fazer passar a água



Se o radiador continuar entupido, tente tirá-lo — geralmente, está preso somente com alguns parafusos peque­nos. Vire-o ao contrário num local para onde a água possa escorrer. Aplique novamente o jacto de água. Se não con­seguir tirar o radiador, vã a uma gara­gem.

Enquanto o radiador estiver fora do carro, inspeccione e limpe as alhetas. Use uma escova de nylon dura para sol­tar a sujidade e depois passe-lhe água a partir da parte de trás.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
·
Categorias do artigo:
Casa e Jardim · Outros

Comentários

  • bacana! eu estava procurando esta informação e não achava muito bom!! irei testar grande abraço. e obrigado pelas dicas.

    Alexandre Dantas 7 de setembro de 2014 3:44 Responder
  • Valeuuuu estava precisando desta orientação, um forte abraço estou muito grato!!!

    Mazinho Nascimento 2 de outubro de 2014 16:34 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *