Como deixar de fumar

A primeira e também a mais importante barreira que um fumador deve vencer se quiser deixar de fumar é a sua própria vontade. É preciso querer, de facto, deixar de fumar. Na maior parte, as tentativas feitas para agradar aos outros ou iniciadas sem grande convicção, com ou sem recurso a meios exteriores, como a hipnose, o ioga, a acupunctura, comprimidos ou pastilhas, resultam em geral noutros tantos insucessos.

Faça uma lista dos motivos para deixar de fumar, ‘lenha em mente os efeitos do fumo sobre a sua saúde e a das pessoas que o rodeiam e de como esse hábito pode afectar negativamente a sua família c até os filhos que venha a ter.

Seja realista e faça também uma lista dos motivos para continuar a fumar.

Como preparar-se para deixar de fumar

Quando decidir deixar defumar, escolha uma data num futuro próximo. Se possível, escolha uma ocasião em que preveja a ocorrência de uma alteração agradável da sua rotina, como umas férias ou uma viagem. Não tente deixar de fumar num momento de ansiedade.

Informe a família e os amigos, que o ajudarão a manter a sua decisão. Tente fazer equipa com outra pessoa que também queira deixar de fumar, pois uma experiência compartilhada é mais fácil de suportar.

Tome igualmente nota dos momentos em que a necessidade de fumar é mais forte, libara que, ao interromper, possa estar preparado para os enfrentar.

Como deixar de fumar

No dia marcado, deixe de trazer consigo cigarros, fósforos ou isqueiro. Guarde’ todos os cinzeiros. Pode ser uma boa ajuda fumar todos os cigarros que lhe restam na noite anterior, pois é possível que isso lhe provoque uma aversão temporária ao fumo.

Durante as primeiras semanas, é natural sentir momentos de grande ansiedade. Suporte-os, pois hão-de passar. Para ajudar, mantenha-se ocupado e faça mais exercício físico.

Quando sentir necessidade de fumar, faça algumas inspirações profundas. Traga consigo nozes ou qualquer outro alimento nutritivo para ir mordiscando, mas afaste-sedos doces. Beba muita água e sumos de fruta.

Não se preocupe com a ideia de nunca mais voltar a fumar. Vença simplesmente o hábito um dia de cada vez.


Adicionar Comentário