Como decorar o quarto de um adolescente

Um adolescente passa muito tempo no interior do seu quarto e, por isso, este precisa de ser muito confortável e do seu agrado.

É importante que o quarto proporcione ao adolescente um espaço onde este se sinta bem e que lhe permita realizar todas as tarefas diárias, como estudar, divertir-se ou simplesmente descansar.

Se está com dificuldade em conseguir decorar o quarto de um adolescente, então confira as nossas próximas dicas.

quarto-adolescente

Em primeiro lugar, tenha em conta os gostos do(a) adolescente e lembre-se que esta é uma fase da vida em que frequentemente mudam de gostos facilmente. Sendo assim, evite despender muito dinheiro na decoração do quarto. Em alternativa opte por uma decoração mais económica ou em dar ao quarto uma base neutra, na qual poderá mudar os acessórios decorativos conforme alteração dos gostos do(a) adolescente.

Não tente decorar o quarto do adolescente sem que este seja uma parte integrante de todo o processo. Afinal de contas, é o adolescente que vai ter de conviver diariamente com a decoração do quarto, por isso, faz todo o sentido que este esteja de acordo com o que gosta.

Escolham em conjunto o esquema de cores. Dê preferência às cores mais neutras, em detrimento de um tema específico ou uma cor muito arrojada, que passado um ano já não é do agrado do adolescente.

Decore o quarto com mobiliário funcional e adequado á fase de crescimento. Evite comprar mobiliário demasiado infantil, pois este rapidamente terá de ser substituído. O ideal é que invista em móveis de boa qualidade, mas que possam persistir no quarto, mesmo se o adolescente decidir alterar alguns elementos da decoração. Construa um quarto que possa acompanhar o adolescente até à fase adulta.

Não se esqueça de que o quarto irá servir várias funções e, por isso, vai ser necessário delimitar espaços dentro da divisão para cada atividade. Por exemplo, inclua no quarto um espaço para dormir ou repousar, um para trabalhar e outro para brincadeiras e outras atividades.

No caso do espaço para estudar, adquira uma secretária e cadeira confortável, mas que dure por muitos anos. Uma secretária sob a qual ainda vão caber as suas pernas daqui a algum tempo, uma cadeira ajustável, gavetas e prateleiras para guardar os seus pertences pessoais e as coisas que vão certamente coleccionar daqui para a frente devem estar no topo da lista.

Não se esqueça também de decorar o quarto com bastantes sistemas de organização e arrumação. Um adolescente deve manter o seu quarto sempre arrumado, o que se pode tornar difícil se não lhe proporcionar locais para guardar tudo o que se vai acumulando ao longo dos anos.

Seguem-se algumas imagens de quartos de adolescentes que podem servir de inspiração para a decoração.

quarto1

 

quarto2

 

quarto3

 

quarto5

 

quarto7


2 comentários

  1. Jesser Medeiros 10 de Março de 2013
  2. Marise Tavares 30 de Março de 2013

Adicionar Comentário