Como decorar Mosaicos

Como decorar com pequenos mosaicos

Os mosaicos são padrões ou desenhos feitos de pequenos pedaços de pedra colorida, vidro, cerâmica ou qualquer outro material resistente. Os mosaicos vendem-se em duas formas básicas: uma para revestimentos decorativos, como alternativa aos mosaicos cerâmicos normais, de maiores dimensões, e outra para artesanato, permitindo criar formas e padrões. Encontra uma vasta gama de mosaicos decorativos em centros e lojas especializados.

Há dois métodos básicos para aplicar este tipo de mosaico. O primeiro apresenta as pequenas peças de mosaico montadas para suporte de rede grossa com um espaçamento uniforme, formando quadrados. Para as aplicar, revista a parede com cola para mosaicos com um espalhador metálico dentado, como se procede com ladrilho e azulejos, e em seguida assente lodo o quadrado sobre a cola. A rede assegura o espaçamento correcto entre cada pequena peça de mosaico.

O segundo tipo é também apresentado em forma de quadrado, mas neste caso os mosaicos estão montados e firmemente seguros sobre papel, com a face voltada para baixo. Antes de os fixar na parede, coloque o quadrado com a face de papel voltada para baixo e cubra a parte de trás com vedante fino, preenchendo com de os espaços entre os mosaicos, até que toda a superfície fique nivelada. Espalhe na parede cola para mosaicos como anteriormente se explicou e fixe o quadrado com o vedante ainda húmido. Logo que a cola seque, embeba em água a superfície de papel e retire-a cuidadosamente, expondo a  superfície  decorativa  do mosaico.

Em qualquer dos sistemas usados, depois da aplicação, preencha com vedante os intervalos entre as diversas peças de mosaico. Deixe secar e cm seguida limpe toda a superfície para remover o excesso de vedante.

Para revestir espaços menores que a área de um quadrado, basta cortar a rede ou o papel do tamanho adequado. Também pode retirar do suporte as peças de mosaico necessárias e aplicadas sobre a cola.

Se se interessar por mosaicos como passatempo, procure primeiro uma loja de artesanato ou de materiais cerâmicos onde possa adquirir os materiais necessários. Pode encontrar mosaicos de cerâmica, vidrada ou não, ou de vidro, com formas regulares ou superfícies irregulares, que aumentam as propriedades reflectoras do mosaico.

Para além de utilizar peças adquiridas, pode dar largas à sua imaginação, incluindo também pequenas conchas, pedrinhas ou aparas de mármore. Verifique se as suas ferramentas incluem uma turquês especial e pinças. Em caso negativo, procure adquiri-las. A turquês especial para este efeito assemelha-se a um alicate de gumes cortantes, com que pode cortar pedaços de mosaico de qualquer tamanho e feitio. Use óculos para proteger os olhos contra as lascas que possam saltar.

O sistema tradicional de fixação de mosaicos é a argamassa de cimento, mas esta tem a desvantagem de tornar os mosaicos pesados. Em sua substituição, utilize cola especial para mosaicos ou, para mosaicos mais pequenos, cola PVA — v. COLAS. Para aplicar o mosaico a uma superfície, revista a parte de trás.


Adicionar Comentário