Como dar à madeira um aspecto novo e bonito

O folheado obtém-se cortando toros de madeira em lâminas muito finas e vende-se em espessuras diferentes, conforme o fim a que se destina.

Print Friendly, PDF & Email

O folheado obtém-se cortando toros de madeira em lâminas muito finas e vende-se em espessuras diferentes, conforme o fim a que se destina.  Se tenciona aplicar folheado, dirija-se a uma firma especializada em madeiras, onde poderá escolher o tipo e a textura das folhas que prefere.

Adquira os utensílios e materiais especiais

O mais importante é o martelo de folhear, que poderá encontrar numa loja de ferragens. Precisa ainda de uma faca de modelar e uma régua de aço, lixa e uma plaina de dentes ou um bloco de lixar, um rolo de fita adesiva forte e cola de contacto ou resina epoxi. Pode usar cola branca (PVA) para trabalhos muito pequenos.

Para folhear uma placa de contraplacado com cerca de 4 mm de espessura, precisa de folheado de superfície para revestir a face visível e de folheado mais espesso e mais barato para aplicar na face oposta para que a placa não empene. Se o contraplacado se destina a ficar solidamente preso, por exemplo como tampo de bancada, a face inferior pode ser pintada. Raspe a superfície a cobrir com lixa grossa ou plaina de dentes até obter uma textura rugosa. Trabalhe ao correr do veio da madeira e também na perpendicular.

Cortar folheado

Corte o folheado com as medidas aproximadas, de forma a sobrepor as folhas em cerca de 2 cm nas junções. Deixe um excedente igual para além das bordas do contraplacado. Borrife as duas faces das folhas com água limpa e empilhe-as entre duas tábuas. Após algumas horas, estarão flexíveis.

Espalhe na superfície do contraplacado uma camada fina de cola e deixe secar. Disponha as folhas do folheado pela ordem de aplicação e depois espalhe no contraplacado outra camada de cola da largura da primeira folha. Coloque a primeira folha virada para baixo sobre a área com cola e aplique cola na face virada para cima.

Volte a folha ao contrário e espalhe cola na outra face; acerte a posição da folha sem esquecer a sobreposição. Passe então rapidamente o martelo de folhear, exercendo pressão, até que a folha fique bem aderente ao contraplacado. Bata suavemente com o martelo em toda a superfície. Se notar que soa a oco, é porque existe uma bolha de ar. Force a saída do ar, comprimindo e raspando com o martelo em direcção às bordas do contraplacado.

Passe à segunda folha, procedendo da mesma forma, sobrepondo-a à primeira em cerca de 2 cm. Depois de aplicar todo o folheado, use a faca c a régua para cortar ao longo da linha central da sobreposição.

Remova os desperdícios e feche a junta, exercendo bastante pressão com o martelo, em movimentos oblíquos em direcção à linha de junção, até que as bordas se encontrem. Para manter a junta fechada, cubra-a com fita adesiva forte. Mais tarde, retire o papel com um pano húmido.

Remova o excesso de cola com um trapo e água quente. Utilize uma raspadeira de marceneiro para limpar todos os resíduos.

Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Bricolage · Outros

Comentários

  • Como impermeabilizar um tanque de rua?

    teresa matos 30 de julho de 2011 15:21 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *