Como cuidar das suas plantas durante o ano todo

As plantas herbáceas podem ser anuais (por exemplo, as maravilhas, bocas-de-lobo e margaridas) ou bienais (como alguns malmequeres) ou perenes (por exemplo, o acanto, o alisso, ou açafate-de-ouro, a artemísia, as cravinas, etc), mas são utilizadas pelos mesmos motivos: a sua beleza e floração. São geralmente cultivadas em tabuleiros ou viveiros e plantadas nos jardins para florirem mais tarde. Pode manter o seu jardim luxuriante e colorido todo o ano plantando uma sucessão de plantas herbáceas com épocas de floração seguidas.

Se quiser, pode obter por semente as suas plantas de jardim. Se tiver espaço no canteiro, semeie directamente no local em que vão florir, de Março a Maio, as plantas anuais de Verão, nomeadamente sécias, esporas, perpetuas e alguns goivos. Algumas plantas menos robustas, como as lobélias e as sálvias, podem ser semeadas cm estufa em Março e plantadas ao ar livre em Maio para florescerem de Julho a Outubro.

Muitas pessoas preferem comprar em viveiros as plantas herbáceas já formadas. Embora pareça tratar-se de um método mais dispendioso de embelezar um jardim do que sêmea-las nós mesmos, isso nem sempre corresponde a realidade quando sé tem em conta o preço do composto e o do próprio aquecimento da estufa. Acresce que, quando o espaço não é muito, é melhor comprar em viveiro, pois pode obter-se dessa forma uma maior variedade de plantas.

As cores das estações

As prímulas e as maravilhas plantadas no Outono podem começar a florir em Março. Em Abril, juntam-se-lhes as aubriécias, as cinerarias, os amores-perfeitos e as violetas, e os miosótis começam a espreitar com o seu inconfundível azul. Maio e Junho trazem-nos as petunias, as aquileas e os alissos. A partir de Março e até Maio, as herbáceas de floração primaveril podem ser substituídas ou acrescentadas com as que florescem no pino do Verão. As esporas, as estrelas-do-Egipto e as godécias florescem a partir de Junho.

As dálias, as sécias, os rabos-de-raposa e as zínias florescem de Julho até ao fim de Outubro. Algumas variedades

Um ano florido

Para que o seu jardim se mantenha colorido durante quase todo o ano, plante herbáceas na época em que dão Mor e substitua-as a seguir por outras com época de floração posterior. De crisântemos envasados conseguem resistir a pequenas geadas que matam outras herbáceas e dão um ar mais alegre às cores do Outono e do Inverno.

Como comprar e plantar herbáceas

Quando comprar herbáceas em viveiros, calcule antecipadamente a quantidade necessária. Não compre plantas em excesso. Escolha plantas de aspecto robusto e folhagem densa, preterindo as alias e com grandes hastes. Rejeite plantas com folhas amarelecidas. Plante-as assim que puder; se não puder fazê-lo num prazo muito curto, mantenha-as bem regadas num local abrigado ao ar livre e com bastante luz.

Plante-as num dia com pouco sol ou ao fim da tarde para que não murchem com o sol. Separe as plantas cuidadosamente com os dedos e coloque-as no solo de forma que este fique ao nível ou ligeiramente acima da base da haste principal. Regue-as bem assim que as plantar e nos dias secos ao fim da tarde.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
·
Categorias do artigo:
Casa e Jardim · Outros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *