Como coser colchas e almofadas com tecido

A palavra «patchwork» designa uma técnica de lavores em que retalhos de tecido, em geral de várias cores, são reunidos de modo a constituírem uma unidade de tecido maior. E muito utilizado em colchas de cama e almofadas, e a característica mais interessante de qualquer patchwork é o desenho formado pelos retalhos de tecido que se ligaram.
Se é principiante, será melhor começar por um projecto pequeno com um desenho simples que não tenha um grande número de peças. Pode também achar mais fácil copiar um desenho já existente do que criar um novo.

Tecidos e equipamento

Todos os tecidos que entram num patchwork devem ser de textura e peso bastante semelhantes e requerer os mesmos cuidados. Os tecidos de peso médio são os que resultam melhor.

Antes de comprar os tecidos, faça um esquema de todo o patchwork. Um esquema, além de lhe dar uma ante-visão do desenho concluído, permite-lhe experimentar combinações de cores e motivos antes de tomar uma decisão. Permite-lhe ainda determinar o tamanho exacto de cada retalho de tecido para depois fazer escantilhões (moldes-bitola) para os recortar. Com os escantilhões, pode também calcular a quantidade de tecido necessário.

Além do tecido, são necessários certos acessórios de desenho e de costura. Para lazer o esquema do seu patchwork, vai precisar de lápis, papel quadriculado, borracha, régua e lápis de cores ou canetas de feltro, um compasso para traçar curvas e círculos e um transferidor. Faça os escantilhões em papel bastante grosso ou papel de tela. Precisará também de tesoura, alfinetes, agulhas e linhas para coser à mão ou à máquina.

Sequência de ligação

Antes de começar a coser, deve estabelecer a sequência pela qual vai reunir as diferentes peças que irão formar o desenho. As peças são ligadas por simples costuras direitas.

Como coser

Para executar uma costura direita, coloque as duas peças direito contra direito; segure-as com alfinetes e cosa sobre a linha de costura, retirando os alfinetes à medida que vai avançando. Cosa à mão com pequenos pontos adiante ou à máquina, regulando o ponto consoante a natureza do tecido.
Assente a ferro as margens das costuras para um dos lados (excepto as margens dos cantos, que são abertas a ferro).


Adicionar Comentário