Como coser a máquina

Levante o pé calcador, a alavanca de freio e a agulha; coloque o tecido sob o pé calcador, com a beira da costura para a direita e o volume maior do tecido para a esquerda. Rode o volante para inserir a ponta da agulha no tecido no local exacto. Carregue no pedal para a máquina começar a funcionar.

A maior parle das máquinas eléctricas possui um botão que permite inverter o sentido cm que se cose. Utiliza-se para rematar no início e no final de uma série de pontos. Quando começar uma costura, introduza a agulha um pouco para dentro do início da costura e cosa cm sentido inverso até a beira do tecido antes de regular novamente o botão para a costura em frente.

No final da costura, dê também alguns pontos atrás. Levante o pé calcador e a agulha e puxe o trabalho para irás para ficar com uma ponta de linha Comprida. Passe a linha superior para o lado de baixo e corte ambas as linhas. Se a sua máquina não possui mecanismo de inversão do ponto, passe para o lado de baixo e ate as duas pontas antes de as cortar.

Ao coser, não empurre a parte superior do aparelho puxe o tecido: limite-se a evitar que oscile para a esquerda ou para a direita.

Nos cantos, pare com a agulha enfiada no tecido, mas no seu percurso ascendente. Levante o pé calcador e vire o tecido para a posição requerida. Baixe o pé calcador e comece a coser de novo. Para coser em curva, avance lentamente, voltando o tecido gradualmente. Se a curva for muito acentuada ou a beira começar a enrugar, pare com a agulha enfiada no tecido, levante o pé calcador, endireite o tecido, baixe o pé calcador e continue a coser: por vezes, poderá ter de repetir este processo para que a curva fique perfeita.


Adicionar Comentário