Como arrumar e projectar slides

Segure sempre os slides pela moldura de cartão, sobre a qual deve colocar uma etiqueta com indicação da data e do assunto. Marque todos os slides no canto inferior esquerdo da moldura para não se enganar ao introduzi-los no projector.

Como arrumar «slides»:

Guarde os slides em caixas ou cm folhas de plás­tico apropriadas que possam ser arru­madas cm ficheiros ou álbuns e coloque-os num local seco, escuro e fresco. Se necessário, coloque no local onde arrumou os slides pacotes de gel de sílica ou qualquer outro produto que absorva a humidade do ar.

Como projectar «slides»:

Para obter uma imagem tão boa quanto possível, projecte os slides numa sala completa­mente às escuras. Existem projectores de modelos variados, desde o mais sim­ples, manual, que permite apenas a introdução de dois slides de cada vez, até aos aparelhos de controle remoto com dispositivo rotativo, que compor­tam 80 ou mais slides. Projecte a ima­gem em qualquer superfície branca e lisa, por exemplo uma parede ou um écran. Os écrans podem ter uma super­fície baça ou brilhante. Nestes últimos, a imagem é mais brilhante, mas o ângulo de reflexão é tal que a audiência terá de sentar-se directamente em frente do écran, pois de outro modo verá a imagem distorcida.

Como seleccionar «slides»:

Antes da projecção dos slides, elimine os que tenham ficado muito escuros ou sido tirados com luz em excesso e ainda os que apresentem imagens sem interesse. Evite saltar ou intercalar imagens muito luminosas com outras muito escuras ou imagens horizontais com outras verti­cais. Coloque os slides numa sequência lógica, como quem conta uma história. v. também fotografia.


Adicionar Comentário