Como aprender a patinar e conservar patins

Os patins com botas são geralmente mais confortáveis do que os de presilhas ou tiras. Experimente as botas usando as peúgas ou as meias que usará normalmente para patinar. As botas devem ficar justas, mas deixar os dedos dos pés moverem-se livremente.

Para um principiante, servem perfeitamente botas mais baratas. Mas se tenciona dedicar-se a este desporto, compre patins feitos à mão numa loja da especialidade ou numa loja ligada a um rinque de patinagem.

As botas patins

Devem envolver o calcanhar e licar justas. O calço de travagem deve estar aperlado e as rodas girarem lacilmenle. Dando um ligeiro impulso com as rodas de dentro dõ patim que está atrás, deixe o peso do corpo recair sobre o patim da frente e a seguir levante a perna de trás.

Equilibre-se sobre o centro do patim da Irente e descontraia-se, mas não se dobre pela cintura nem olhe para os patins. Comece por colocar os patins na posição de T, com um deles apontando para a Irente e o outro atrás, em ângulo recto.

Comece com os patins formando um T, como mostra a figura. Dê um impulso com o patim de trás e depois vá alternando, isto é, quando começar a perder o balanço do primeiro impulso, passe a perna de trás para a frente e apoie esse patim no chão apontado na direcção que pretende seguir. Passe agora o peso do corpo para essa perna, dando um impulso com a outra, e assim sucessivamente.

Como deslizar e parar

Ao deslizar em frente, mantenha-se direito, sem fazer esforço. Para fazer uma curva grande, incline-se ligeiramente para o lado para onde quer ir. Para parar, baixe o patim levantado atrás de si, de modo a coloca-lo por trás do outro na posição de T. Proceda devagar para que as bordas das rodas lhe façam perder velocidade. Não arraste o calço de travagem da frente do patim para fazer diminuir a velocidade, pois desgasta-o e numa superfície menos lisa arrisca-se a perder o equilíbrio.

Como cuidar dos patins

Cada vez que usar os patins, verifique se o calço de travagem está bem apertado. Faça girar as rodas. Se estas não rodarem com facilidade, desaperte um pouco a porca do eixo das rodas. Se oscilarem, aperte-a.

Lubrifique as rodas com regularidade. Se notar que elas começam a rodar mais lentamente, leve os patins a uma loja da especialidade para serem convenientemente afinados.


Adicionar Comentário