Como aplicar folha de ouro com arte

Se a moldura de um quadro estiver em bom estado, pode revesti-la ou decorá-la com folha de ouro.

Print Friendly, PDF & Email

Se a moldura de um quadro estiver em bom estado, pode revesti-la ou decorá-la com folha de ouro.

O método mais simples é a douradura a óleo, para a qual precisará de: gesso, pincéis pequenos, lixa de grão fino, tinta castanho-avermelhado-escura, goma-laca, um pincel pequeno de cerdas naturais (porco ou javali), goma de ouro à base de óleo, folha de ouro, uma almofada de dourador, uma palhinha de refresco, uma faca de dourador, um pincel de pêlo de camelo de 10 cm de largura e um pincel de pêlo de esquilo.

Comece por preparar a moldura

Aplique várias camadas de gesso, deixando cada camada secar completamente antes de aplicar a seguinte. Passe suavemente com a lixa e pinte com a tinta avermelhada. Por fim, dè duas demãos de goma-laca.

A fase seguinte consiste na aplicação da goma de ouro, que deve ser cuidadosamente espalhada, especialmente sobre o ornato. Em geral, demora duas horas a secar. Coloque a almofada de dourador junto da moldura para não ter de mover a folha de ouro para muito longe. Abra o livro com as folhas de ouro sobre a almofada e levante algumas folhas para cortar.

Leve os pedaços cortados para a moldura um a um, sobrepondo-os um pouco, e fixe-os com pancadinhas leves.

Preencha os pequenos espaços que tenham ficado a descoberto com fragmentos diminutos transportados na ponta de um pincel macio. Um processo mais acessível. Pode obter o mesmo efeito por menos dinheiro usando folhas metalizadas douradas ou prateadas.

Corte a folha em quadrados de 4 cm e amarrote bem cada quadrado, antes de os estender para usar, para lhes conferir uma textura enrugada. Misture cola PVA com água e aplique-a na moldura com uma escova de dentes.

Comprima os quadrados de folha contra a moldura, trabalhando todos os contornos. Pincele a superfície com mais cola e deixe-a secar antes de aplicar o verniz de envelhecimento (patina).

Como reparar uma moldura dourada

Para dar um retoque em áreas já sem dourado, use cera dourada. Escolha cera de um tom que condiga com a moldura e passe-a onde for necessário.

Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Decoração de Interiores · Outros

Comentários

  • Gostaria de colocar folhas de ouro em tela, juntamente com a pintura… Mas gostaria de saber como?? Obrigada!!!!

    Sueli Rodrigues 14 de março de 2015 22:19 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *