Como abrir furos em tijolo e betão

Existem no mercado brocas especiais para furar paredes de tijolo, pavimentos de betão e peças de betão pré-vazado, como, por exemplo, lintéis, postes de portões c postes de vedações. Estas brocas, conhecidas por brocas de ponta de diamante, têm gumes de carboneto de tungsténio e existem em tamanhos variados que correspondem às dimensões das buchas para os furos .

Usar berbequim eléctrico para fazer furos

Para furar uma parede de tijolo, utilize uma broca montada num berbequim eléctrico ligado para baixa velocidade, o que permitirá uma furacão mais rigorosa e prolongará a vida tia broca.

Contudo, para furar betão será mais conveniente utilizar um berbequim eléctrico com percussão. O movimento de percussão faz avançar e recuar a broca a alta velocidade, enquanto prossegue o movimento de rotação.

Se não possuir berbequim eléctrico ou estiver a trabalhar num local em que não existe energia eléctrica, utilize um cinzel de furar e um martelo. O cinzel de furar é dotado de brocas de canela-dura intermutáveis em tamanhos que correspondem às dimensões das buchas para os furos e que se montam num cabo de aço endurecido.

Proteja a mão que agarra o cinzel com uma luva grossa e os olhos com óculos de segurança. Procure manter a ferramenta perpendicular à parede, pois de contrário o furo ficará afunilado e a bucha não se fixará adequadamente.


Adicionar Comentário