6 Dicas para fazer TCC

Os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) geralmente tornam-se uma verdadeira dor de cabeça para qualquer universitário em formação.

Se você não deixar para última hora, terá um aproveitamento perfeito para seu tcc e sentirá que o trabalho fluirá melhor. Se ainda assim as dificuldades aparecem, existem formas de fazer um ótimo tcc em pouco tempo e sem grandes dificuldades.

Confira as dicas para fazer TCC.

Domine o Assunto Abordado

Quando você é aprovado em um curso, sabe que o tcc precisará ser feito, então começar a pensar com calma qual o tema é muito eficiente. Algumas pessoas acham que o segredo do sucesso de um tcc é escolher um tema importante, discutível e leve uma certa intelectualidade para o aluno. Acontece que se você escolhe um tema simples, mas que domina muito bem, ele se tornará extremamente atrativo para a bancada.

 

trabalho-de-conclusao-de-curso

 

Escolha o Tipo de Tcc

Existem três formas de abordar um trabalho de conclusão de curso:

  • Estudo de Caso
  • Trabalho Científico
  • Atividade Prática

Dependendo do seu curso e da instituição, um tipo determinado de trabalho será mais indicado ou permitido unicamente como opção para o tcc. Para evitar quaisquer transtornos e ter que mudar o tema de última hora, uma saída perfeita é se informar antes de começar a projetar a monografia.

Estabeleça metas e prazos

Monte uma programação. Sem um projeto de como serão divididas as etapas da sua monografia faz com que você não fique deixando para depois e acumulando tarefa e pesquisas para última hora. Existem alguns pontos que só podem ser de fato construídos com a ajuda de um orientador, mas em relação a pesquisa e anotações importantes, quanto antes melhor para seu tcc.

Mantenha uma boa relação com o orientador

Quando você trabalha com alguém que conhece muito bem, tudo flui de forma melhor. Então tire um tempo a cada encontro para conhecer mais do seu orientador, a forma como ele trabalha, o que ele espera de você como aluno e como será a parceria nos próximos meses. É indicado também ver como ele aceita e qual a opinião pessoal e profissional sobre o tema que você escolheu para o seu tcc.

Revise sempre cada etapa concluída

Terminando cada etapa, como lhe foi indicado mais acima, sempre faça uma revisão em seu tcc para ver se ele está de fato em ordem. Você só poderá começar a escrevê-lo quando já estiver sob a vistoria de um orientador, então quanto a isso não precisa se antecipar. Em relação a pesquisa, todas as vezes que concluir uma fase, revise tudo para saber se não ficou nada fora do lugar ou se podem aparecer um novo ponto a ser abordado.

Ensaie a Apresentação do Tcc

Seu tcc é feito por etapas. Você não vai escrevê-lo todo de uma única vez. Geralmente as universidades programam a construção do trabalho de conclusão de curso no último semestre onde você terá todo esse período para fazer um bom trabalho. Então sempre que uma parte da sua monografia for concluída, apresente para um amigo, para o/a namorado (a), para a sua família ou até mesmo para o espelho. Assim você adquire mais firmeza quanto ao texto.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
·
Categorias do artigo:
Outros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *