5 dicas para se tornar um orador de sucesso

Pouquíssimas pessoas nascem boas oradoras. A maioria vive e aprende.
Algo essencial quando você estiver tentando se tornar um orador de sucesso é entender onde estão suas fraquezas e trabalhar para melhorá-las. Neste artigo, veremos como você pode melhorar suas competências como orador, tanto numa situação formal ou informal.

  1. O primeiro passo é entender suas falhas como orador. O que acontece quando você tem que falar? Você fica excessivamente nervoso? Você se esquece do que vai dizer? Praticar com alguma antecedência o que você vai falar ajuda. Levar um pequeno papel com anotações também irá ajudar. Levar anotações é sempre aceitável. E, se você ficar nervoso, tudo o que você tem que pensar é que as pessoas que estão te escutando são tão humanas quanto você. Quando você considera este fator de igualdade humana, falar para elas não parece tão terrível. Na verdade, é você que tem o privilégio nessa situação porque você está falando e essas pessoas se reuniram para te ouvir falar.
  2. Se você não consegue falar porque você acha que não consegue usar as palavras certas, você não deve deixar que isso te detenha. Os oradores não precisam ser gênios literários. Você deve aprender a se desvencilhar desses problemas. Você pode selecionar algumas citações que podem ser usadas. Quando suas citações são eficazes, as pessoas já ficam impressionadas. Na Internet não faltam citações.
  3. Fale de forma relevante. Isso é mais importante do que a linguagem. As pessoas querem escutar suas ideias, e não te julgar pelo seu conhecimento da linguagem. Portanto, quando estiver preparando alguma coisa para dizer, quer seja um pedido de casamento ou uma proposta de negócio, são as ideias que partem de você que realmente importam.
  4. Dê relatos mas não exagere. As pessoas sempre se interessam pelo que você está dizendo se você conseguir relacionar isso com as experiências de outras pessoas. Elas acham seu discurso mais credível.
  5. O mais importante é não pensar em si próprio como alguém inferior às pessoas que te estão ouvindo. Se você conhece bem o assunto, não deixe que nada se oponha ao seu discurso.

Adicionar Comentário