5 Dicas para fazer uma boa dissertação

O estilo dissertativo é o mais pedido nas redações de vestibular e Enem. Saber produzir um bom texto (fazer uma dissertação) não é apenas escrever corretamente, mas fazer isso com domínio do assunto e da técnica em questão.  Ter a saída para um texto bem formado coloca você em vantagem na hora de uma seleção ou simplesmente para escrever um email mais informal.

Profissionais que trabalham com produção de texto também precisam de um material bem elaborado, assim como quem gosta de escrever por diversão. Independente do seu motivo, que tal conhecer algumas dicas para lhe ajudar a fazer uma boa dissertação?

Confira mais abaixo.

 

dissertação

 

Use a Coerência

Independente do tamanho do seu texto ele precisa ser coerente. Da mesma forma, uma dissertação mais curta precisa estar completa, bem elaborada. O ideal é você programar as ideias que vai discutir no texto. Em um papel de rascunho, elabore tópicos que devem ser abordados em seu texto para que ele sempre tenha uma ligação. Parágrafos devem ser continuidade um do outro. Ao terminar um, deixe um gancho para o assunto que será tratado no próximo.

Domine o Assunto Abordado

Usando dados, datas ou qualquer outra informação do tipo você deixa o seu texto muito mais completo, mas se não tiver domínio e certeza sobre eles é melhor não informar. O assunto da sua dissertação deve fluir sempre como uma conversa e não como uma aula, por mais didático que ele seja. O segredo para ter uma dissertação fluida é informar ao leitor, de forma simples, o assunto tratado e com total domínio.

Revise seu Texto

Como a dissertação é um texto mais direto, muitas vezes você deixa um erro passar. Então ao terminar de escrevê-lo, dê uma pausa, tome um café, escute aquela música preferida e depois que sua mente estiver totalmente desligada do que você acabou de escrever, faça uma revisão.

Quando você lê o texto novamente e depois de uma pausa, faz isso com a cabeça de um leitor. Dessa forma, facilmente identificará os erros e não somente os de escrita, mas e principalmente, de coerência.

Sua Opinião é Implícita

A posição do escritor em um texto dissertativo é algo muito discutido quando o assunto vem à tona. Algumas pessoas defendem o fato de escritores deixarem explícita a sua posição quanto ao assunto abordado, enquanto outros acham que isso só deve ser feito ao ser solicitado.

De fato, dependendo da dissertação que você vai escrever deixar a sua opinião muito explicita pode fazer com que a produção caia em credibilidade, principalmente se você não é um especialista no assunto. Dessa forma, evite expressões como “eu acho”, “não gosto” ou qualquer outra que traga a escrita para você, que sejam de primeira pessoa.

Faça o Leitor Refletir

Uma boa dissertação é aquela que ensina algo ao seu leitor. Então levante questões no texto e faça com que a pessoa que vai ler questione os fatos, reflita e aprenda de alguma forma. Dessa forma o seu texto envolve, ensina e se torna algo de leitura fácil.


Adicionar Comentário