5 Dicas para Fazer um Bom Currículo

Para se candidatar à uma vaga de emprego é preciso um currículo com seus dados e experiências profissionais.

Este documento é uma espécie de cartão de visitas de um candidato e por esse motivo deve ser muito bem elaborado.

Existem ainda muitas dúvidas acerca de como fazer um bom  currículo e o que deve ou o que não deve ser colocado. Veja algumas dicas de como deixar seu currículo invejável e conquistar aquela vaga dos seus sonhos.

 

curriculo

 

 Foto currículo – Certo ou errado?

Esta é uma questão que vive em discussão quando se fala em currículo. Colocar ou não colocar a foto é algo opcional. Caso o empregador não peça uma foto anexada não é indicado colocar. Isso também se dá caso você esteja se candidatando à uma vaga de escritório ou em setores internos da empresa.

Se a empresa solicitar antecipadamente que o seu currículo tenha foto, é muito importante também saber escolher a imagem que você colocará. Se é 3×4 ou não é opção ou exigência do local, mas é indispensável que seja uma foto sua nítida, recente, sem exagero de maquiagem, com trajes mais sociais e sem bebidas.

Faça um currículo para a vaga em questão

Claro que é correto ter um único currículo e distribuí-lo em diversas empresas, mesmo que de setores diferentes. Por outro lado, quando você foca na vaga que deseja se candidatar e prepara uma apresentação mais direta, as suas chances aumentam consideravelmente. Isso é muito indicado principalmente para aquelas pessoas que possuem muitas experiências, não sendo necessário citar todas na hora de buscar um emprego.

Fazendo um currículo mais direcionado vai fazer com que o setor de RH da empresa lhe dê mais alguns pontos também. Você está direcionando o seu perfil para aquela vaga e fica muito mais fácil de analisarem a sua proposta.

Carta de Apresentação

Nem todo mundo possui o hábito de fazer uma carta de apresentação para anexar ao currículo. Com ela você consegue falar mais de você, das suas experiências e também das suas expectativas profissionais que não cabem no seu currículo. Algumas pessoas só indicam este tipo de produção se a empresa solicitar, mas ela é sempre bem vinda e caso você queira montar a sua carta de apresentação, não cometerá nenhuma gafe.

Tamanho Ideal

O tamanho que deve ter o seu currículo também é muito discutido. No comum é indicado que você faça um documento de no máximo uma página e isso vem sendo levado como norma sempre. De fato você não deve fazer uma peça muito extensa e caso queira complementar, pode usar a carta de apresentação e com um texto mais leve. Se apenas uma folha não for suficiente para as informações indispensáveis, não precisa cortá-las do seu currículo, mas evite fazer um documento muito grande e cansativo de ser lido.

Outros Detalhes

Informações como a pretensão salarial também só devem ser acrescentadas em seu currículo se a empresa solicitar.  Em outros casos, você pode ser eliminado por estar fora dos padrões da empresa. Evite também destaques em seu currículo como fontes de fantasias, letras coloridas ou até imagens. A sua apresentação deve ser a mais limpa e discreta possível. O papel também, sempre branco e folha ofício.


Adicionar Comentário