Como jogar Micado ou Como jogar o jogo dos pauzinhos

O micado, ou jogo dos pauzinhos, joga-se com 50 varetas finas de madeira ou plástico de cores diferentes. O objectivo do jogo consiste em apanhar do monte uma vareta de cada vez, sem fazer mexer nenhuma das restantes.

A cor de cada vareta indica o seu valor. Assim, as verdes valem 1 ponto; as encarnadas, 2 pontos; as cor de laranja, 5 pontos, e as amarelas, 10 pontos. Existe uma só vareta azul, que vale 20 pontos. As cores das varetas podem variar conforme a marca, mas a pontuação vem sempre indicada na caixa em que são embaladas.

O jogador segura as varetas todas com uma das mãos, bem apoiadas sobre uma superfície lisa e firme, e depois larga-as de repente, ficando deste modo formado o monte. Pode então começar a apanhar as varetas uma a uma. Se conseguir tirar a vareta azul, pode utilizá-la para ajudar a tirar as outras. Se conseguir apanhar uma vareta verde, uma encarnada e uma cor de laranja, por esta ordem, dobra a pontuação dessas varetas, ou seja o conjunto das varetas passa a valer 16 pontos.

Se fizer mexer ou oscilar qualquer outra vareta, o jogador perde a vez. Cada jogador regista a sua pontuação em cada jogada. O jogo acaba quando um jogador vence ao atingir uma pontuação previamente determinada ou quando todos os jogadores jogaram o número de vezes combinado, ganhando o que tiver alcançado a maior pontuação.

 


Adicionar Comentário