Jogos para festas de crianças

O jogo das maçãs é um dos favoritos em festas de crianças. Ponha bastantes maçãs a flutuar numa tina ou alguidar grande com água, tendo o cuidado de cobrir previamente o chão com um plástico. Faça com que os concorrentes se ajoelhem à beira da tina. Com as mãos atrás das costas, cada participante deve morder numa maçã e retirá-la da água com os dentes.

Pode escolher entre pôr todas as crianças a competir ao mesmo tempo, ganhando a primeira a retirar uma maçã, ou pô-las a jogar uma de cada vez, cronometrando os tempos. Neste caso, vence a criança que levar menos tempo a apanhar uma maçã.

Para uma variante mais enxuta, pendure as maçãs no vão de uma porta, presas por cordéis. As crianças juntam as mãos atrás das costas, entrelaçando os dedos, e tentam morder o fruto, que gira livremente.

«Assassínio» na escuridão. Este é um jogo divertido se estiver a distrair crianças mais velhas. Corte tiras de papel, tantas quantas as crianças. Escreva numa tira a palavra «detective» e noutra «assassino», deixando as restantes em branco. Misture as tiras e distribua-as. O «detective» deve deixar a sala, mas os restantes não podem dizer uns aos outros o que está na sua tira de papel.

Apague as luzes. Na escuridão, o «assassino» ronda em busca da vítima e agarra o pescoço desta, que solta um grilo pavoroso e cai no chão. A seguir, as luzes são acesas e o detective volta para fazer perguntas até o assassino ser desmascarado. O assassino pode mentir, mas todos os outros devem responder sinceramente. O detective deve deduzir quem é o assassino a partir das respostas dadas acerca das posições e acções no momento da ocorrência.

Corridas de estafetas. Dê às corridas de estafetas um aspecto mais divertido — experimente uma estafeta de bruxas, por exemplo. Divida as crianças por equipas. Cada criança deve, na sua vez, correr até ao fundo da sala ou do jardim e voltar a cavalo num cabo de vassoura; então, passa a vassoura ao corredor seguinte da sua equipa. A primeira equipa a completar a prova ganha.

Trajes de fantasia. Outro dos componentes essenciais de uma festa de crianças, especialmente no Carnaval, é o uso de trajes de fantasia e máscaras. Utilize bocados de toalhas, cortinas, toalhas de mesa e lençóis velhos ou roupas velhas para fazer trajes. Pode também comprar musselina, feltro, jersey de nylon ou pano de forros em branco ou cru e depois tingi-los com as cores que desejar. Utilize cartão envolto em folha de alumínio para simular uma armadura e decore-a com guaches ou tintas acrílicas.

Para fazer uma máscara, desenhe-a primeiro num pedaço de jornal. Recorte o contorno para fazer o molde e use-o depois para recortar a máscara em cartão. Enfeite a máscara. Faça um furo em cada lado e passe um elástico.

A maquilhagem dá um toque final. Use um lápis para delinear sobrancelhas, para desenhar barba curta e espetada, bigodes ou suíças. Para tornar o cabelo grisalho, empoeire-o com farinha ou pó de talco.

Para imitar uma careca, use uma touca de natação pintada de cor de pele e corte buracos para as orelhas. Junte umas farripas de cabelo, se quiser, enfiando bocados de fio com um nó em furos abertos na touca.


Adicionar Comentário