Jogo de cartas: Regras do jogo da bisca

Os jogos de cartas sempre foram um desporto muito apreciado por esse mundo fora, desde o seu início. As origens do jogo da bisca são obscuras, sendo que são dadas duas possíveis raízes para este popular jogo de cartas. Itália, com o seu “bríscola”, ou Espanha, são as suas possíveis origens do jogo da bisca. Em ambas as hipóteses, já a bisca era jogada com 40 cartas, e mesmo no baralho inglês, o mais utilizado hoje em dia em Portugal, que tem 52 cartas, retiram-se as cartas oitos, noves e dez, e a bisca joga-se igualmente com as 40 cartas.

Jogo muito popular, é praticado em todo o país, sendo muito vulgar entrar num qualquer café, de uma aldeia longínqua, e dar de caras com quatro jogadores da bisca! É dos jogos mais praticados por esse país fora! Neste artigo, iremos apresentar as regras básicas deste jogo. O seu objetivo é muito simples: ter uma quantidade de pontos superior ao adversário.

Regras do jogo da bisca

Regras do jogo da bisca

  • O jogo da bisca pode ter 2, 3 ou 4 jogadores. Quando há quatro, os jogadores formam equipas de dois, que se sentarão de forma alternada.
  • o baralho de cartas no jogo da bisca tem 40 cartas: o 2, 3, 4, 5, 6, 7, Dama, Valete, Rei e Ás de cada naipe.
  • Neste jogo o objetivo é fazer pontos e não vazas. Assim, ganhará quem tiver um somatório mais elevado. Para a pontuação, apenas contam cartas como o 7, a Dama, o Valete, o Rei e o Ás. A Dama vale 2 pontos. O Valete vale 3 pontos. O Rei vale 4 pontos. O 7 vale 10 pontos e o Ás vale 11 pontos. As restantes cartas não valem qualquer ponto, tendo no entanto importantes funções na estratégia de jogo.
  • O jogador que irá dar as cartas, o carteador, começa por baralhá-las, dando de seguida ao jogador que estiver à sua esquerda para cortar. Depois de devolvidas as cartas, ele dará o número de cartas, consoante for uma bisca de 3, de 9 ou de 10. O naipe da primeira carta que o carteador tirar será o naipe de trunfo. Se for a bisca de 3 ou de 9, essa carta ficará em cima da mesa, virada para cima, com o restante baralho em cima, virado para baixo. Se for a bisca de 10, essa carta será mostrada a todos os outros jogadores, e será incluída do jogo do carteador. O jogador à direita do carteador começará a jogar, continuando o jogo nesse sentido.
  • Uma jogada é ganha pelo jogador, ou pela equipa, que jogar a carta de valor mais alto do mesmo naipe da carta de saída dessa jogada. Isso apenas não acontecerá se algum jogador “cortar” a jogada com uma carta do naipe de trunfo. Nesse caso, ganha o jogador ou equipa que jogar a carta de trunfo mais alta. Recolherão então as 4 cartas em jogo para junto de si, e começa uma nova jogada, iniciada pelo jogador que venceu a anterior. No final de todas as jogadas, o jogador, ou equipa, contam os pontos, e vencem esse jogo da bisca.

Adicionar Comentário