Jogo de cartas para duas a seis pessoas “Canasta”

A canasta pode ser jogada apenas por duas ou três pessoas, mas é mais usual jogarem quatro pessoas formando dois pares. O objectivo do jogo consiste em marcar pontos por meio de aberturas — combinações de três ou mais cartas com a mesma denominação. Uma abertura de sete cartas tem o nome de canasta. O primeiro jogador ou par de jogadores a totalizar 5000 pontos ganha.

O jogo desenrola-se com dois baralhos de 52 cartas, acrescidos de dois jokers (bestões) cada um. Embaralhadas as cartas, parte-se o baralho para determinar quem dá — vence a carta mais alta. Se sair um bestão, repete-se o partir.

Se jogarem dois ou três pares de parceiros, as cartas são tiradas e os dois que tirarem as cartas mais altas jogam emparceirados. Os parceiros ocupam lugares alternados para que não joguem imediatamente um a seguir ao outro.

O jogador que dá as cartas distribui-as uma a uma, voltadas para baixo, começando pela esquerda e sendo o último a receber. Cada jogador recebe II cartas no caso de serem quatro ou mais jogadores; 13 se forem três, ou 15 se forem só dois.

Se um jogador receber um terno vermelho (flor), coloca-o voltado para cima na mesa e recebe uma carta de substituição. O resto do baralho é colocado voltado para baixo na mesa para formar o baralho, e a carta de cima é exposta e colocada ao lado para iniciar o monte. Se a carta exposta for outro terno vermelho, a seguinte é colocada sobre o terno. Se o mesmo par obtiver quatro flores — bouquet —, terá um bónus.

O jogo começa então com a pessoa â esquerda de quem deu a comprar a carta de cima do baralho, ou a carta de cima do monte se tiver na mão um par da mesma denominação dessa carta ou uma carta dessa denominação e um duque (beste) ou um bestão. Se for retirado do baralho outro terno vermelho, essa carta deve ser colocada na mesa, e o jogador retira nova carta do baralho. Para completar a sua vez, o jogador tem de pôr no monte uma carta voltada para cima.

 

Os bestões e os bestes são «livres», o que significa que podem emparceirar com a carta que se desejar. Contudo, não se podem incluir mais de três cartas livres numa canasta. Os jogadores podem pousar na mesa as suas aberturas de face para cima e acrescentar-lhes outras cartas à medida que o jogo decorre, e o mesmo podem fazer os respectivos parceiros.

 

Uma abertura inicial tem de totalizar pelo menos 50 pontos (V. em baixo). Este total pode ser alcançado apresentando duas aberturas — por exemplo, três valetes (10 pontos cada um) e três oitos (10 pontos cada um). Logo que um jogador marque 1500 ou mais pontos, a sua abertura inicial tem de ser de pelo menos 90 pontos. Depois de 3000 pontos, a sua abertura inicial tem de totalizar pelo menos 120 pontos.

Se um jogador puder utilizar a carta do monte numa abertura, poderá recolher o monte todo desde que este não esteja congelado. O monte fica congelado se se colocar um beste sobre ele, mas parcialmente à vista; o monte permanece congelado até um dos jogadores ter um par natural da mesma denominação da carta de cima do monte. A pessoa que descongelar o monte recolhe-o inteiro.

MÃO

Canasta suja 300 Canasta limpa 500 Fechar 100 Fechar

fulminante 200 Bestão 50 Beste, às 20

Rei, dama, valete, 10. 9 e 8 10 7, 6, 5 e 4 5 Flor 100 BouQuet 1000

 


Adicionar Comentário