Como jogar o Jogo da Pulga

O jogo da pulga é disputado sobre um tapete rectangular de tamanho conveniente colocado sobre uma superfície plana e regular. No centro do tapete, coloca-se o copo, que deve ser um recipiente bojudo e de boca larga de 4-5 cm de altura.

O objectivo do jogo da pulga é meter as «pulgas» — pequenos discos de plástico — dentro do copo, fazendo pressão na borda com um disco maior também de plástico. Cada jogador tem seis pulgas da mesma cor — azul, verde, vermelho ou amarelo — e um disco.

Os participantes jogam dos cantos do tapete. No caso de serem quatro jogadores, os que ficam em extremos opostos jogam em parceria, o vermelho fazendo par com o azul e o verde com o amarelo.

Para determinar quem joga primeiro, cada jogador faz saltar uma pulga. Começa o jogo quem colocar a pulga mais perto ou dentro do copo. Se duas ou mais pulgas ficarem à mesma distância do copo ou dentro dele, os jogadores que as lançaram jogam de novo até desempatarem.

O jogo da pulga processa-se no sentido dos ponteiros do relógio. Cada participante tem direito a uma tentativa na sua vez, mas se acertar no copo consegue um novo lance. O primeiro a acertar com todas as pulgas no copo ganha 4 pontos. Se uma pulga cair em cima de outra ou a tapar parcialmente a que está por baixo fica «presa» e não pode ser jogada até um jogador ter pontuado; nessa altura, todas as pulgas naquelas condições são libertas, sendo as que as cobrem retiradas à mão para novas posições à mesma distância do alvo. O jogo continua até que todas as pulgas estejam dentro do copo; as que tapam outras são removidas de imediato durante o jogo logo que o primeiro jogador pontua.

O segundo jogador a acertar no alvo com todas as pulgas ganha 2 pontos, e o terceiro, 1 ponto. Os pontos marcados por cada par de jogadores são adicionados e transfere-se um ponto do par que perde para o que ganha.


Adicionar Comentário