Estampilhas, como fazer e aplicar estampilhas

Fazer estampilhas é uma técnica que utiliza recortes para transferir motivos sobre quase todas as superfícies, incluindo madeira, gesso, estafe, metal, vidro, papel, tecido, tijoleira e pedra.

Pode adquirir estampilhas de letras, números e outros motivos nas papelarias e em lojas da especialidade para fazer dísticos ou decorar livros, paredes, móveis ou tecidos. Para pintar, use uma trincha ou tinta em aerossol. Pergunte ao seu fornecedor qual a tinta mais adequada à superfície que pretende ornamentar. Antes de começar, experimente a cor num pedaço de papel.

Fixe a estampilha sobre a zona a decorar e aplique a tinta, trabalhando com o pincel das extremidades para o centro ou com o aerossol em movimentos circulares nos dois sentidos; se tenciona repetir o motivo, deixe secar a tinta e limpe a parte de trás da estampilha antes de a tornar a utilizar.

Como fazer uma estampilha

Desenhe o motivo em papel encerado forte, cartão ou acetato e recorte-o com um canivete ou faca aguçada. Certifique-se de que faz as «pontes» — tiras que separam as formas e unem as áreas recortadas às bordas da estampilha. As pontes devem ter pelo menos 3 mm de largura para não se romperem facilmente. Quando fizer o recorte, rode a estampilha à medida que for cortando para que a lâmina se mova sempre na sua direcção. Apare os cantos e endireite as bordas com uma tesoura. Remende as pontes partidas com fita-cola invisível, aparando o excesso de forma que não ultrapasse o contorno da estampilha.


One Response

  1. Isabelle Drumond 30 de Agosto de 2012

Adicionar Comentário