Discos, como limpar e cuidar dos discos

A falta de cuidado é a principal causa de acumulação de sujidade nos discos tradicionais e nos compactos. Quando os discos estão sujos de pó ou dedadas, a reprodução do som é deficiente. Não tire o disco da capa de plástico com um puxão. A fricção produz electricidade estática, que atrai pó. Afaste os lados da capa e retire o disco com cuidado, pegando-lhe pela borda. Não toque nas espiras do disco com os dedos.

Não deixe os discos em qualquer lado fora da respectiva capa.

Para evitar que os discos se deteriorem quando são tocados, limpe-os regularmente, mas nunca quando estão a girar no gira-discos. O processo mais simples e eficaz de limpar um disco é com uma escova de fibra de carbono. As fibras levantam o pó das espiras do disco e a almofada de feltro da escova recolhe-o.

Pode utilizar também um líquido especial para limpar discos, mas este só retira o pó que está à superfície.

Um outro instrumento que serve para limpar discos é uma pistola antiestática que dispara uma corrente de átomos com uma carga eléctrica sobre a superfície do disco. Os panos antiestáticos raramente dão resultado.

Os discos compactos não precisam praticamente de limpeza, desde que sejam tratados com cuidado e guardados sempre na respectiva caixa.


Adicionar Comentário