Dicas para fazer teatro

Aqui você encontra dicas selecionadas por especialistas para fazer teatro. Além de entender a história dessa arte, você irá conferir como explorar todo o seu potencial dentro de cena, antes e depois das cortinas se abrirem.

Na Grécia antiga o teatro era uma forma de comunicação quase sagrada, porque narrava a história do povo, contava fábulas e ensinava lições de moral.

Apesar de formas primitivas de representação sempre terem existido, foram os gregos que criaram um formato definido para o teatro, com dicas para os atores, roteiros cheios de reviravoltas e, principalmente, locais específicos para as representações.

Ou seja: o teatro na Grécia antiga assumia tanta importância e influência quanto o cinema nos Estados Unidos, atualmente.

Foram os próprios gregos que desenvolveram também muitas técnicas de encenação e montagem do espetáculo, que estão descritas em livros repletos de dicas para fazer teatro.

Uma rápida visita à biblioteca do seu bairro irá revelar todos os ensinamentos desse povo.

Separamos abaixo aqueles que julgamos serem mais úteis para você, que procura dicas para fazer teatro. Confira:

 

teatro

 

1. Viver, e não encenar

Muitos atores pecam por encenar um personagem. Ou seja: eles imitam trejeitos, sotaques, gestos e até tiques nervosos.

O resultado, aos olhos desatentos, é uma encenação razoável.

No entanto, o que diferencia um ator amador de um ator profissional é que o ator profissional vive o personagem.

Ou seja: ele não imita o personagem. Ele é o personagem.

Segundo os gregos, essa seria a forma mais pura de encenação, porque o ator sofrerá com o personagem todos os seus dramas, aflições, medos, paixões, anseios, dores, alegrias e realizações.

Dessa forma o público consegue se envolver e absorver parte dos sentimentos que estão ali expostos. E falando em público, vamos a nossa próxima dica para fazer teatro.

2. Pensar no público que o assiste

Muitos atores estão tão preocupados com o papel que se esquecem de que precisam decifrar o personagem para o público.

Ou seja: não basta apenas fazer uma interpretação excepcional, sendo que o público não consegue entender o que está se passando.

A dica para fazer teatro aqui é fazer adaptações na interpretação, de forma que o público caminhe junto com a peça, entendendo o que se passa ali.

Dessa forma tanto os atores quando os espectadores podem usufruir de um bom espetáculo.

 

3. Ter domínio do controle da voz e da respiração

Outro erro comum é o mau uso da voz. Atores precisam ter dicção e pronúncias claras, porque toda palavra mal entendida ou mal interpretada pode dar um sentido totalmente diferente à peça.

Caso você sinta necessidade ou dificuldade, a melhor solução é procurar um fonoaudiólogo. Ele será capaz de diagnosticar problemas com a sua voz, ou ensinar como projetá-la de forma mais eficiente.

A respiração também é um ponto essencial com o qual um ator deve se preocupar.

Essa dica para fazer teatro precisa ser anotada, porque é com a respiração que você conseguirá revelar o humor, a idade ou até o sentimento de um personagem.

 

Fazer teatro não é algo muito difícil ou exclusivo para profissionais. Sugerimos que você use essas dicas para experimentar e se encantar com esse incrível mundo.

Bom espetáculo!


Adicionar Comentário