Dicas para fazer stand up

A seguir você confere as dicas essenciais para fazer stand up, que você pode começar a aplicar logo que terminar de ler o conteúdo.

O humor é a forma mais sutil de fazer críticas à sociedade e ao nosso próprio comportamento. Quando rimos de alguma piada que nos contaram, automaticamente criamos uma relação com essa pessoa, porque quebramos o gelo e damos abertura para o início de um relacionamento, afetivo ou não.

Tanto é assim que as peças de teatro foram divididas por muito tempo entre comédia ou tragédias, basta lembrar das tradicionais máscaras que representam essa forma de arte.

A dica para fazer stand up é primeiro entender essa história do entretenimento.

 

stand-up2

 

Lembre-se de que com o passar do tempo o humor ligou-se mais ao lazer e descontração, perdendo a característica crítica. Foi o início e auge dos circos, com palhaçadas que faziam o público gargalhar.

Mas outras correntes e novas formas de humor também estavam ganhando espaço. Basta lembrar dos famosos bobos da corte, que guardavam a difícil tarefa de entreter o rei.

Talvez tenha sido essa a inspiração para os quadros de stand up, que – segundo algumas teorias – nasceram no Reino Unido, entre os séculos XVII e XIX.

Outros especialistas acreditam que a prática do stand up seja francesa, já que a sátira é comum no país.

Seja como for, o que precisa ficar bem claro na sua cabeça é o conceito dessa forma de apresentação, e essa é a primeira dica para fazer stand up.

Os formatos variam: podem ser apresentações que envolvem música, monólogos, piadas curtas, imitações ou até ventriloquismo.

Os temas variam, desde a situação política do país até coisas que nos incomodam no dia a dia.

As apresentações ocorrem normalmente em bares, mas quando o comediante possui mais fama elas podem acontecer em teatros.

Uma boa dica para fazer stand up, caso você não seja conhecido, é começar pela internet, postando seus quadros no Youtube. Assim você pode ficar conhecido e ganhar convite para apresentar o seu trabalho ao vivo.

Outra dica muito importante para fazer stand up é contar com uma boa dicção e pronúncia. Se as pessoas precisarem ficar concentradas para tentar entender o que você diz, elas acabarão perdendo o timing da piada e sua apresentação será um fracasso.

A seguir, essa dica para fazer stand up parece óbvia, mas muitas pessoas se esquecem dela ou não a respeitam. Em seus quadros, críticas são aceitas, desde que não sejam racistas.

Já aconteceram muitos problemas devido a piadas racistas em quadros de stand up, que ganharam proporções nacionais. Evite isso.

Por último, a dica para fazer stand up mais importante é escrever sua apresentação, e depois reescrevê-la, e assim novamente, até ficar perfeita.

Não pode haver pedaços ruins ou sem graça durante o seu ato. As pessoas devem ficar concentradas o tempo todo e devem rir no momento em que você planejar.

A plateia precisa ficar na sua mão, porque assim você conseguirá cativá-los.

 

Essas são as dicas essenciais para fazer stand up. Comece agora a praticar.

Boa apresentação!


Adicionar Comentário