Dicas infaliveis para fazer uma musica!

Todo mundo gosta de música e tem aquela trilha sonora que faz parte da vida.

Algumas letras são tão perfeitas que fica difícil imaginar como foram compostas, mas isso não é tão complicado quanto parece.

Escrever uma música requer talento, claro, mas você pode também fazer uma linda canção com melodia e letra apenas levando em conta alguns truques.

Quer saber quais? Veja as dicas mais abaixo e saiba como fazer uma musica.

 

fazer-musica

 

Tenha uma Inspiração

Ter uma boa inspiração para escrever a música e/ou compor a melodia é fundamental. Ninguém começa a escrever um texto do nada, é preciso uma linha de pensamento que ajude a sua ideia fluir. Decida então primeiramente do que irá falar a sua música.

Você pode escrever uma canção que seja um hit de festa, daquele bem chiclete ou aquela música que corre o risco de ficar em segundo plano, mas tem uma letra impecável. Uma ótima dica é escutar muito aqueles compositores que você mais admira. Geralmente eles seguem o mesmo padrão de música e isso ajuda bastante.

Siga a estrutura Padrão

Uma música não se faz apenas de frases bonitas e rimadas. A estrutura oficial segue por estrofes, refrão e final. Geralmente o refrão tem um só e você pode intercalá-lo algumas diversas vezes durante a música. Não existe uma ordem certa para colocar estas partes na canção, desde que eles estejam presentes na música.

Tenha uma Boa História para contar

Observe ao seu redor, converse com amigos, conheça as pessoas. É muito comum que as grandes canções tenham sido inspiradas por histórias do tipo. Você pode também imaginar uma história de amor ou amizade que queira musicar e isso vai fazer com que a escrita seja muito mais fluida.

Prática é fundamental

Claro que você pode conseguir compor uma música perfeita logo na primeira tentativa, mas as chances de isso acontecer são bem pequenas. Isso se dá principalmente se você não tem o hábito de escrever e se nunca fez uma poesia na vida. Então não precisa ficar nervoso se aquela letra não ficou tão legal ou recebeu algumas críticas quando você mostrou para amigos e parentes.

A dica neste caso e escrever como rotina. Se você não quiser expor seus textos, pode usar o velho caderninho de anotações. Agora se não há problema nisso, crie um blog! Dessa forma os comentários dos visitantes podem ajudar muito nas suas composições. Assim você saberá o que pessoas do mundo inteiro acham sobre os seus escritos.

Com ou sem rima?

Até pouco tempo, uma música precisava ser rimada, com finais intercalados para ser considerada com boa sonoridade. Certo que compositores mais antigos já não seguiam esta tendência, mas foram raras as canções que se destacaram e fizeram sucesso até recentemente.

Então se lembre de não se prender nas rimas das palavras, mas na combinação de seus sons. Neste caso, a melhor forma de uma música sair bem composta é você escrever primeiro a letra para depois agregar a canção. Assim pode trabalhar a questão da sonoridade muito melhor.

Música bem composta não significa música de sucesso! Se você quer a segunda opção, o ideal é seguir a tendência do que mais toca em sua região.

Com estas dicas fazer uma musica vai ser bem mais fácil.


Adicionar Comentário