Conchas Marinhas, como preparar e coleccionar!

As conchas são o invólucro duro do grande grupo de animais de corpo mole chamados moluscos.

Como procurar conchas

Os melhores locais para as encontrar são as cavidades das rochas e as praias arenosas; a melhor altura é na maré baixa, sobretudo quando das marés de Primavera que coincidem com a lua cheia e a lua nova, ou depois de uma tempestade. Leve consigo um utensílio apropriado, como uma forquilha de jardinagem de cabo comprido, para revolver as plantas marinhas e os detritos, uma faca e um recipiente de plástico para guardar as conchas que apanhar. Use também luvas, pois algumas conchas são ásperas ou até cortantes.

Como limpar e polir conchas

Se o molusco ainda estiver dentro da concha, ferva-a em água durante cinco minutos e em seguida retire-o com um alfinete dobrado ou um canivete.

Esfregue as conchas com uma escova dura e lave-as muito bem. Talvez prefira deixar intactas as incrustações interessantes; caso contrário, raspe-as cuidadosamente.

Se estas forem difíceis de eliminar, lave as conchas em partes iguais de água quente e um produto doméstico de limpeza; calce luvas de borracha para proteger as mãos. Examine as conchas com frequência enquanto estão na água e retire-as para fora se o detergente começar a deslustrá-las ou a corroê-las. Seguidamente, passe-as bem por água limpa. Se dentro das conchas ainda houver restos dos moluscos, mergulhe-as durante alguns dias em álcool metílico. Seque-as e encha-as com tampões de papel de seda.

Para realçar a cor e o brilho, esfregue-as com um pano que não largue pêlos embebido em óleo para bebé e em seguida dê-lhes lustro com um pano limpo, seco e macio.

conchas

Como expor a sua colecção de conchas

Ponha rótulos nas conchas, fixe-as a cartões e disponha-as em caixas com a parte de cima de vidro semelhantes às que se usam para expor borboletas. Pode também colocá-las numa camada de algodão em caixas de plástico transparente.


2 comentários

  1. Joaquim Manuel Viegas 13 de Julho de 2012

Adicionar Comentário