Como reparar Guitarras

Uma fenda na caixa da guitarra pode ser reparada com cola sob pressão, mas tem de se ter muito cuidado — pressão excessiva pode causar mais estragos. Comece por fazer uma armação de madeira 2,5 cm mais larga do que a parte da caixa da guitarra que quer consertar e 1,5 cm mais alta. Para a fazer, corte quatro ripas de 2,5 x 2,5 cm à medida desejada, colando-as e pregando-as umas às outras. Depois, faça três cunhas de madeira macia com 7,5 cm de comprimento e tendo a parte mais alta 2,5 cm de espessura. Envolva estas cunhas num pano macio.

Retire as cordas da guitarra. Limpe a fenda com um pincel fino. Derreta um pouco de cola animal e aplique-a na fenda. Introduza a armação à volta da guitarra e, com muito cuidado, ponha uma cunha de cada lado para fixar o instrumento de maneira que a fenda fique fechada. Veja se as bordas da fenda não estão sobrepostas. Retire o excesso de cola.

Meta a terceira cunha por cima da fenda para que as suas bordas fiquem ao mesmo nível. Deixe a cola secar durante 12 horas.

Substituição de uma corda

Retire as extremidades da corda velha do cavalete e da cravelha. Enfie a corda nova no respectivo orifício no cavalete.

Passe a extremidade curta da corda por cima do cavalete, por baixo da corda e da laçada que fez. Se a corda não tiver a terminação em bola, passe a extremidade através da laçada por várias vezes e puxe a corda apertando bem.

Meta a extremidade livre da corda pelo orifício da bobina da cravelha e rode esta no sentido dos ponteiros do relógio, Enrole a corda na bobina dando quatro ou cinco voltas; tenha o cuidado de não deixar as voltas da corda sobrepostas.

Substituição de um trasto

Se um dos arames que atravessam o braço da guitarra — chamados trastos — ficar gasto ou frouxo, substitua-o por uma porção de arame de trasto, que pode adquirir numa loja de instrumentos musicais.

Retire as cordas e levante ou force cuidadosamente o trasto para fora da respectiva ranhura. Meça um arame novo, dando a mais 1,5 cm, e corte-o com um alicate. Tenha o cuidado de não alterar a curva natural do arame. Ponha um pedaço de madeira por baixo do braço da guitarra, coloque o arame do trasto na posição devida e, trabalhando do centro para os lados, dê-lhe umas pequenas marteladas para o encaixar em posição. Apare o que sobrar do arame com um alicate e alise as extremidades com uma lima fina.

Substituição das cravelhas

Numa guitarra clássica existem seis cravelhas, com as respectivas placas metálicas, a bobina e as rodas dentadas. Por vezes, as três cravelhas de cada lado assentam sobre uma placa comum, outras vezes existem seis placas, uma para cada cravelha. Se uma roda dentada se gasta ou parte, solte as cordas e substitua o conjunto da cravelha ou das cravelhas desse lado. Volte a meter as cordas nas respectivas bobinas.


One Response

  1. Headstock 30 de Abril de 2016

Adicionar Comentário