Como preparar e dar o biberão

O leite materno é, sem dúvida, o melhor alimento para o bebé, mas os leites artificiais especialmente prepara dos para bebés constituem uma boa alternativa. No entanto, se se manifestar qualquer sintoma de rejeição (diarreia, prisão de ventre ou vómitos), consulte o médico. 

Os biberões e as tetinas devem ser cuidadosamente lavados com um escovilhão e em água bem quente e em seguida esterilizados com um líquido próprio ou fervidos durante 10 minutos numa panela com água suficiente para os cobrir completamente. Deixe secar sobre um pano limpo.

Para preparar um biberão, adicione leite em pó a água fervida morna nas proporções indicadas pelo médico. Prepare o biberão antes de cada mamada; no entanto, se preferir, pode preparar o número de biberões suficiente para um dia e guardá-los no frigorífico bem tapados.

Na hora da mamada, aqueça o biberão em banho-maria ou num aparelho eléctrico próprio. O leite deve ficar apenas morno: verifique a temperatura do leite deixando cair uma gota sobre o lado interno do seu braço. Verifique também se a te tina está correctamente colocada. 

Para dar o biberão, pegue no bebé ao colo. Segure firmemente no biberão e mantenha-o inclinado, de forma que a tetina esteja sempre cheia de leite, para evitar, o mais possível, que o bebé engula ar. No entanto, é conveniente pôr o bebé a arrotar uma vez durante a mamada e outra no fim para libertar o ar ingerido. Bebé, como pôr a arrotar um. Logo que termine, lave o biberão e a tetina.

 


Adicionar Comentário