Diverte-te a jogar! – Como jogar Gamão

O gamão é um jogo de tabuleiro bastante popular, mas cujas regras pode causar alguma confusão.

Aprende tudo sobre o jogo clássico Gamão. e diverte-te com os teu amigos, família ou até a jogar um adversário online.

Seguem-se algumas orientações de como jogar Gamão.

Regras do jogo

O jogo de tabuleiro gamão é um dos jogos mais antigos jogado pelo Homem. Há quem diga que as versões mais antigas deste jogo tiveram origem no antigo Egipto, Mesopotâmia e antiga Roma. Desde então, o jogo evoluiu, mudou de nome várias vezes e começou a ser jogado em diferentes partes do mundo. Hoje é um passatempo popular nos EUA, Ásia, Europa e Médio Oriente.

Para começar a jogar você precisa de um parceiro, dois dados e um tabuleiro de gamão. O tabuleiro de jogo está dividido em dois lados com divisões numeradas de 1 a 24. Os pontos 1 a 6 são casas de chegada, de 7 a 12 de saída e de 13 a 18 pontos médios.

No início do jogo, cada jogador tem duas fichas no ponto 24, 3  no ponto 8, 5 no ponto 13 e 5 no ponto 6. Cada jogador rola os dados e a maior pontuação inicia o jogo.

 

tabuleiro-gamao

 

Quem começa a jogar move as suas fichas na direção oposta ao sentido do relógio, desde o seu ponto de partida, até chegar ao ponto de partida do seu oponente.

O objectivo do gamão é mover as suas fichas até chegar ao ponto de partida do adversário e removê-las do tabuleiro. A velociade de progresso do jogo é determinada pelos resultados dos dados.

Cada jogador lança dois dados em cada turno, e avança uma ou duas fichas conforme o número que saiu em cada dado. Pode-se mover uma ficha somando a pontuação dos dois dados ou mover duas. Por exemplo, se a jogada de dados é de 5 e 4, você pode mover9 pontos ou mover 5 e depois mais 4 com outra ficha.

Se os dados derem duplas, o mesmo número duas vezes, você pode mover as peças 4 vezes em vez de duas. Quer isto dizer, um jogador que tira um duplo (ou dobra)—6-6, 5-5, 4-4, 3-3, 2-2, 1-1—joga 2 vezes os números mostrados nos dados. Ou seja: quando, por exemplo, tiramos um 66 nos dados, significa que serão jogados quatro pulos de 6 casas. O jogador pode mover qualquer combinação de checkers para completar os quatro pulos de 6 requeridos.

Quando uma peça está sozinha em uma casa, ela é chamada de blot (talvez pudesse ser traduzido para desgarrada). Se um checker do oponente tem acesso a esse ponto, a peça solitária que lá se encontrava é capturada (ou golpeada) e colocada na barra.

O seu oponente pode jogar de novo quando colocar as fichas em qualquer caixa de chegada que não esteja ocupada por nenhuma das suas fichas. Por exemplo, se jogar o dado e sair 2 e nesse ponto não há nenhuma ficha ou apenas uma sua, ele pode entrar e seguir com as suas jogadas. Caso contrário, deve esperar a sua vez e tentar novamente.

Uma vez localizadas todas as fichas no ponto de chegada do oponente, você vai ter que começar a removê-las do tabuleiro. Ou seja, se você joga o dado e sai 1 e 2 pode mover uma peça do ponto 1, e sai um 2 você pode mover uma peça do ponto 2 e assim por diante.

Se o seu oponente não removeu nenhuma ficha e você já removeu 15, ganha o jogo ou vice-versa. O mesmo sucede se já removeu 15 fichas e ele ainda tem algumas no tabuleiro.

O gamão é um jogo de tabuleiro divertido e inteligente, ideal para jogar em família ou com amigos. Desfrute-o!

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· ·
Categorias do artigo:
Jogos Tradicionais · Lazer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *