Como jogar Croquet

O croquet é jogado num relvado, ou campo, no qual se erguem seis pequenos aros e uma estaca central. O objectivo consiste em atirar bolas através dos aros com um maço, dando duas vezes a volta ao campo e acabando por levar uma bola a bater na estaca central.

O primeiro jogador ou equipa a fazê-lo ganha o jogo, independentemente do número de tacadas dadas. São utilizadas quatro bolas: encarnada, amarela, azul e preta. Num jogo de singulares, cada jogador usa duas bolas, fazendo sempre par a encarnada e a amarela contra a azul e a preta. Uma equipa é constituída por dois jogadores, e cada um joga com a mesma bola durante todo o jogo.

Os aros têm um vão de 95 mm, e o diâmetro das bolas é de 92 mm. Deste modo, com uma diferença de escassos 3 mm, o jogador não pode esperar passar um aro da mesma maneira que um golfista executa um putt longo. Precisará, neste caso, de manobrar a bola em direcção ao aro com uma série de tacadas, até que ela fique suficientemente perto para poder atravessá-lo.

O jogo começa por detrás de uma linha interior dentro dos limites do campo. Só é permitida uma tacada de cada vez até à transposição de um aro, altura em que é permitida uma tacada suplementar. Mas pode ganhar outras tacadas adicionais levando a sua bola a bater em qualquer outra. Esta jogada, denominada roquet, dá ao jogador duas tacadas suplementares. Coloca então a sua bola a tocar na bola em que tenha batido e dá uma tacada na sua, impelindo as duas. Isto é conhecido como uma tacada croquet, e a bola do adversário pode ser deslocada para qualquer parte do campo.

Quando a bola do primeiro jogador se imobiliza, ele dá então a sua segunda tacada suplementar — a chamada pancada de continuação —, com a qual pode tentar transpor um aro ou fazer um roquet com a mesma bola duas vezes seguidas. Se não conseguir nem fazer roquet nem transpor um aro. dá a vez ao jogador seguinte.

jogos_para_cego_p

 

A perícia do croquet reside na utilização de pancadas roquet e croquet para colocar a bola de modo a poder transpor os aros e também colocar o adversário em desvantagem. O jogo acaba quando a bola, completado o percurso, bate na estaca central, que tem 38 mm de diâmetro e se eleva a 46 cm do chão.

 


5 comentários

  1. CLAUDIO PETRILLI 16 de Dezembro de 2010
  2. Carlos Alberto 7 de Fevereiro de 2011
    • Walter Tamiozzo 31 de Julho de 2014
  3. Raquel 21 de Outubro de 2012
    • Paulo Pessoa 17 de Julho de 2015

Adicionar Comentário