Como fazer uma cobertura simples

Acolchoar

Urna coberta acolchoada é constituída por uma camada de enchimento entre duas camadas de tecido, camadas que se mantêm unidas por simples pontos corridos.
Camada superior. Para a camada superior, ou tampo, utilize de preferên­cia um tecido liso de espessura média, como algodão, popelina ou algodão com poliéster.

Enchimento

Acolchoamento. Dê um nó na linha, depois passe-a de cima para baixo, lazendo-a atravessar as três camadas. Puxe a linha de maneira que o nó tique no enchimento. Corte a ponta.
Dobre o forro sobre o tampo e cosa.
Se usar um bastidor, prenda bem a parte que está a coser. Comece à distân­cia do braço e trabalhe em direcção a si, fazendo pontos pequenos, corridos c iguais. Certifique-se de que cada ponto penetra nas três camadas.
Margens orladas. Dobre as margens do forro sobre o enchimento. Depois, dobre para baixo as beiras do tampo. Cosa com ponto de bainha.
Margens voltadas. Depois de pespon­tar, dobre o rebordo do forro. Em seguida, dobre sobre o tampo a mar­gem de tecido do forro que vai servir de acabamento e cosa com ponto de bainha. Nos cantos, dobre o tecido em diagonal para fazer um canto em esqua­dria e cosa cuidadosamente com ponto de bainha.
bérfi utilizar um tecido estampado ou cm patchwork, ou ainda decorar um tecido liso com aplicações ou borda­dos, embora muitas vezes baste a pes­pontagem para criar um interessante padrão geométrico,
Camada inferior. Para a camada infe­rior, ou forro, evite os tecidos que escorregam para que a coberta não caia da cama. Um pano de espessura média como algodão fino, musselina ou fla­nela é o mais aconselhável. Pode também comprar pano de lençol numa cor que se harmonize com a do tampo.
Enchimento. Use enchimento de pasta de poliéster, que é quente, lavável, fácil de coser e que existe numa vasta gama de largura e espessura.
Equipamento. Para coser os acolchoa­dos, utilizam-se geralmente agulhas n.os 8 ou 9. Para tecidos mais espessos, a agulha mais indicada é a n,” 7, e para tecidos finos ou delicados, a n.° 10. Compre agulhas de 3,2 a 4 cm de com­primento e veja com qual trabalha melhor.
A linha deve ser forte. A linha de algodão n.° 40, o fio de seda ou de casear ou o retrós de poliéster são todos apropriados. Se usar linha de algodão, passe-a por um pedaço de cera de abelhas para evitar que se desfie ou embarace.
Para peças pequenas, pode comprar um bastidor redondo, de modo a man­ter as camadas bem esticadas enquanto trabalha. Os bastidores rectangulares são também apropriados, embora as cobertas se façam melhor num bastidor especialmente construído para esse fim. Necessita também de um dedal, uma tesoura de costura e tesoura para cortar os moldes.
Medir e talhar. Faça o plano do modelo em papel milimétrico. Faça moldes de cartolina para os diferentes motivos do desenho. As filas de pes-pontos podem estar separadas umas das outras por um máximo de 15 cm se o enchimento for de poliéster, porque este não forma nodosidades. Para com­pensar o encolhimento ocasionado pela pespontagem, o enchimento deve exce­der em 2,5 cm a toda a volta as dimen­sões pretendidas para a coberta depois de pronta.
Pelo mesmo motivo, quando cortar o tecido para as camadas superior e infe­rior, deixe a toda a largura uma margem de 2 a 5 cm.
Se quiser que o forro sirva também para acabamento da margem, deverá cortá-lo com as dimensões do tampo acrescidas do equivalente ao dobro da margem desejada, mais 2 cm para os rebordos.
Montar, alinhavar e acolchoar. Para reunir as camadas, coloque o forro, com o avesso para cima, sobre uma superfície bem plana; por cima, estenda o enchimento e o tampo.
acolchoar
Como fazer uma coberta simples cosida à mão
Estenda o forro com o avesso para cima e sobre ele coloque o enchimento, alisando bem. Desdobre cuidadosamente o tampo da coberta, alisando-a sobre o enchimento. Ali­nhave e depois cosa as camadas umas ás outras, utilizando o forro para acabamento das margens.
Alinhavar as camadas. Partindo do ceniro e abrangendo as três camadas, faça os alinhavos em disposição raiada.
Margens orladas. Corte o tampo e o torro com mais 1 cm a toda a volta que o enchimento. Dobre as margens para dentro e cosa com um ponto de bainha.

Acolchoamento à mão

Faça alguns pontos corridos pequenos e em seguida puxe a agulha’
-Alinhavos
Cosa o forro ao lampo. Dobre o canto do lorro.

Rebordo de 1 cm
Margens voltadas.
Alinhave o topo ao enchimento. Faça um rebordo de 1 cm no forro.

Meça os quatro lados e marque o cen­tro de cada um com um alfinete. Passe alinhavos (v. cosTruA) ligando os pon­tos do meio dos dois lados opostos, de modo a dividir o trabalho cm quatro partes. Alinhave as três camadas a partir do centro (no cruzamento dos alinha­vos anteriores), fazendo os alinhavos em disposição raiada.
Cosa devagar c com muito cuida­do — os alinhavos são essenciais para um acabamento perfeito e sem rugas, especialmente se fizer a coberta sem um bastidor. Não se ajoelhe nem se apoie sobre o tecido, pois poderá enrugar o enchimento ou o forro. Os alinhavos devem ser retirados à medida que se faz a pespontagem.
Trace todos os motivos do acol­choado no tampo usando os escanti­lhões ou moldes c giz de alfaiate.
acrílico • acusação • adubos
    
Como cortar, colar e vazar num molde
Cortar. Use uma serra de rodear com a folha colocada de modo a cortar durante o movimento descendente. Coloque a peça de acrílico sobre a placa de contraplacado e serre com movimentos ritmados. Mantenha a lâmina na vertical e desloque a peça em direcção ao serrote.

Colar. Aplique a cola a uma superfície, depois junie imediatamente as duas partes. Use blocos de madeira para manter a peça lirme e deixe a colar durante quatro horas. Tire a cola em excesso com o bico de uma faca.

Acolchoar

 


15 comentários

  1. Vera Auxiliadora Auxiliadora 18 de Março de 2012
  2. Deiseane Lacerda de Oliveira 28 de Abril de 2012
  3. jaqueline t n oliveira 3 de Maio de 2012
  4. jaqueline t n oliveira 3 de Maio de 2012
  5. Deliane Rosa Batista 1 de Junho de 2012
  6. Cidinha Soto 14 de Junho de 2012
  7. Veriana Silva 17 de Junho de 2012
  8. Rosimeyresant Rosi 20 de Agosto de 2012
  9. Flávio José Comandolli 31 de Agosto de 2012
  10. Edson oliveira 26 de Outubro de 2012
  11. Smaelly Soares 25 de Novembro de 2012
  12. hudson lima 15 de Fevereiro de 2013
  13. nilton 17 de Junho de 2013
  14. fabrina 9 de Julho de 2013
  15. fabrina 9 de Julho de 2013

Adicionar Comentário