Como fazer trabalhos em linóleo

Os trabalhos com linóleo são especialmente apropriados para imprimir desenhos grandes e simples. O linóleo é fácil de cortar, mas não se conseguem produzir linhas e texturas delicadas como a gravura, que usa como base a madeira ou o metal. As lojas da especialidade fornecem-lhe o material de que precisa:

  • Placas de linóleo — são vendidas em vários tamanhos.
  • Ferramentas — normalmente, um conjunto de goivas que encaixam num cabo uniforme.
  • Tinta de imprimir de óleo ou de água (para crianças, é melhor a de água por ser mais fácil de limpar).
  • Um rolo de borracha.

Também precisará de uma folha de papel químico, um pedaço de vidro liso ou de acrílico e um rolo da massa.

Fazer o desenho

Faça o seu desenho numa folha de papel branco. Depois, coloque a folha de papel químico sobre o linóleo e ponha por cima a folha com o desenho. Decalque o desenho para o linóleo passando com um lápis duro afiado.Utilize uma goiva pequena para o fundo e uma goiva maior para os contornos do desenho. Se o linóleo ficar duro e difícil de cortar, ponha-o em cima de um radiador ou dentro do forno brando durante alguns minutos para o amolecer.Depois de pronta a gravação, lave a placa em água quente com sabão e deixe secar.

Imprimir

Com o rolo de borracha, espalhe uma camada de tinta sobre o vidro ou o acrílico, passando o rolo nos dois sentidos para o impregnar bem na tinta. Depois, passe o rolo com cuidado sobre o linóleo coloque devagar o papel ou cartão em que vai imprimir sobre a placa pintada e utilize um rolo da massa para calcar o papel com força sobre o desenho. Retire com cuidado e deixe secar.


Adicionar Comentário