Como fazer Origami

Quem não conhece o termo Origami, trata-se de fazer objectos com papel, usando várias técnicas de dobragem, corte e manipulação de papel, para chegar ao seu objectivo. A palavra Origami vêm de antepassados japoneses e na cultura oriental, diz-se Oru Kami que significa exactamente o que se faz com o papel “dobrar papel”.

Existem diversos tipos de dobragens e técnicas para fazer um origami, desde flores, dragões, lagartos, barcos, chapéus etc, tudo se pode fazer com paciência e alguma imaginação.

Esta arte japonesa é feita um pouco por todo o mundo muito antes de ouvirmos falar nela, já que nas escolas primária é bastante frequente fazermos figuras e outros objectos para brincar apenas usando papel e alguma imaginação. Usar papel normal para fazer origami não é difícil mas se procurar verá que existe papel próprio para fazer estes trabalhos, papel que aguenta mais as formas que lhe dá, mais grosso e mais fácil de moldar, que é tudo o que precisa para saber como fazer origami.

Dicas de Como fazer Origami

Antes de começar a fazer desenhos em origami, tenha em atenção algumas dicas que facilitará o seu processo:

  • Use uma superfície base plana e bastante iluminada de forma a conseguir detectar os locais correctos a dobrar.
  • Lave bem as mãos e tenha cuidado com a sujidade, não quer acabar o seu origami e verificar que o papel está sujo, dando um aspecto feio a sua obra de arte.
  • De inicio, não use papéis caros. Irá enganar-se de certeza e estará a gastar dinheiro desnecessariamente. Pratique e treine com papéis mais baratos
  • Se existirem medidas para a dobragem do seu Origami, respeita e faça exactamente como está no tutorial. Por vezes um centímetro que seja de diferença poderá alterar toda a sua forma no final
  • Tenha paciência e não acelere os procedimentos. Se ainda é iniciante terá de ter calma para finalizar o Origami na perfeição.
  • Não se deixe levar pela frustração. Caso não esteja a conseguir o que pertence, descanse um pouco ou tente em outro dia.

Não se esqueça que fazer Origami é para ser divertido e passar bons momentos, para chegar ao fim e ficar realizado com o seu projecto. Usar papel para fazer formas poderá ser fácil se o objectivo for diversão.

Como fazer Origami de Coração

Para executar este origami de coração não será necessário nenhum material extra, nem tesouras nem colas. Conseguirá fazer este Origami de Coração apenas com as suas mãos e alguma arte em dobragens de papel.

Como fazer Origami de Avião

Este é provavelmente um dos origami mais conhecido e mais feito ao longo da nossa infância. Fazemos aviões Origami desde a nossa infância, para fazer corridas de aviões ou apenas para chatear os professores.

Como fazer Origami de Cisne

Os cisnes são também eles dos animais mais produzidos em origami. Começa já a ser um nível mais complexo mas nada que ao fim de algum tempo não faça rapidamente.

Como fazer Origami Barco a Vela

Os barcos a vela são dos origamis mais desejados por todo, devido a sua vertente de podermos experimentar num ambiente que sabemos que irá ser destrutivo para a nossa obra de arte. Fazer o origami de barco a vela é bastante fácil, por isso divirta-se e não tenha medo de estragar papel fazendo este origami e depois fazer o teste dentro de água.

Como fazer Origami Chapéu de Samurai

Todos nós temos gosto por ninjas e arte japonesa, até porque a arte do origami é dessa mesma origem, o que qualquer coisa que nos aproxime do oriente é bom. Este origami é também bastante procura e cria um chapéu de samurai usado nos tempos antigos no oriente, onde ninjas combatiam entre si.

 

 

 


4 comentários

  1. Henrique Moura 19 de Maio de 2012
  2. My Dreams 19 de Maio de 2012
  3. Leandro Queiroz 7 de Maio de 2015

Adicionar Comentário