Como fazer arco e flecha

Quer aprender como fazer arco e flecha?

Se tem talento para trabalhos manuais, então continue a ler e conheça o passo-a-passo para fazer arco e flecha.

Materiais e passo-a-passo

Vai precisar de vários materiais, nomeadamente de:

  • madeira flexível
  • um material duro, reto e resistente para fazer as flechas
  • cardaço ou barbante
  • papelão
  • um estilete

Como fazer:

arco-flechaEm primeiro lugar, deverá escolher um galho curvo que tenha, pelo menos, 70cm de envergadura quando em pé, que seja de uma árvore de goiaba, olmo ou outra madeira que seja flexível. Não se esqueça de escolher um cordão resistente como nylon.

Para as flechas escolha um material leve, reto e duro que tenha, no mínimo, 9% a mais de comprimento do que a metade da envergadura do galho que vai usar para o arco.

Com uma lâmina ou lixa metálica, faça no galho uma faixa mais fina que o galho, a cerca de um 1cm das extremidades de cima e de baixo. Pegue no cordão que escolheu e amarre cada ponta numa destas faixas e deixe-o bem esticado e bem amarrado.

Pegue no pedaço de papelão e corte dois semi-triângulos, com o máximo de 4cm de base e 6cm de altura. Cole cada uma destas metades nos lados opostos do material acima referido. Saiba que esta parte é fundamental para que a flecha fique reta no ar , o que lhe vai possibilitar acertar num alvo.

Uma parte, neste processo, que é opcional, é fazer uma ponta na flecha, Se o quiser fazer, faça com um estilete. Com as “asas” do passo anteriormente referido, alinhe a flecha, deixando uma delas apontada para a sua direção e a outra para a sua frente. No lado que se opõe ao da ponta da flecha, deverá fazer um vinco em forma de V com um estilete.

Agora, segure o arco com uma mão e, com a outra que está livre, segure a flecha. Encaixe o cordão no vinco e puxe a flecha. Faça pontaria a um alvo e solte a flecha.

Dicas adicionais

Mas para quem quer saber como fazer arco e flecha, há dicas a ter em conta para que tudo saia certo no final.

Por exemplo:

  • quanto maior a envergadura do arco, mais longe a flecha irá; um arco de dois metros poderá lançar a uma distância de cerca de 500 metros, enquanto que um de 1,20 metros lançará a cerca de 100 metros.
  • Saiba também que o ângulo para um disparo de maior distância é 45º. A distância entre a madeira do arco na metade da envergadura e a corda não deverá exceder 15 cm.
  • As flechas deverão ser feitas numa única peça. E, no caso de serem de madeira, deverá certificar-se de que estão perfeitamente retas.
  • Para fazer arco e flecha, no que toca ao tipo de madeira, há madeiras que podem ser utilizadas como flechas que são tão ou mais leves que as de alumínio e fibras. Mas se optar por uma madeira resistente, escolha uma com boa envergadura.

Adicionar Comentário