Como cultivar plantas em água

A hidroponia, também conhecida por hidrocultura, é um processo de cultura de plantas não em solo propriamente dito, mas num meio constituído por uma solução nutritiva ou por um substrato inerte embebido nessa solução.

Existem, fundamentalmente, dois processos de hidroponia: um baseia-se na utilização de um único recipiente estanque e o substrato encontra-se parcialmente submerso na solução nutritiva.

O segundo processo, mais versátil que o anterior, requer um recipiente duplo ou um vaso com paredes duplas. No compartimento interior (ou no reci-pienie menor), que deve ter paredes perfuradas, coloca-se o substrato inerte rgila expandida ou bolas de esferovite como se de solo se tratasse. No compartimento exterior (ou no recipiente maior, que é estanque), coloca-se uma solução nutritiva apropriada que deve conter azoto (N), fósforo (P) e potássio (K) e outras elementos, como zinco (Zn), magnésio (Mn), etc. Esta solução pode ser adquirida nas casas que comercializam outros lipos de fertilizantes.

As plantas cultivadas por este processo desde pequenas desenvolvem-se muito bem e com menos doenças que em cultura normal.


One Response

  1. Janycléia Nogueira 22 de Agosto de 2013

Adicionar Comentário