Como consertar livros

Um livro danificado pode ser objecto de alguns consertos simples para lhe prolongar a vida, desde que a encadernação de capa dura seja de tecido ou qualquer outro material de baixo preço. Leve as encadernações em pele a um encadernador.

Lombada solta

Se a lombada exterior estiver solta, passe um pincel com cola PVA ao longo das juntas, acerte a capa com a orla com cola e aperte-a no seu lugar. Esfregue com um utensílio achatado, como, por exemplo, uma faca de mesa. ao longo das juntas para remover a cola em excesso e depois limpe. Cubra a lombada com papel encerado e aperte o livro com cintas de papel forte para segurar a capa até a cola secar.

Capa solta

Se a capa está solta nas juntas, abra bem o livro e introduza uma agulha de tricô entre a lombada do livro e a capa para aplicar a cola PVA nas juntas. Feche o livro, ponha-o na horizontal e coloque-lhe um peso em cima durante 24 horas para segurar a capa enquanto a cola seca.

Guardas rasgadas

As guardas, folhas de papel ou cartolina coladas na parte de dentro da capa e da contracapa, rasgam-se por vezes nas juntas. Aplique uma fina camada de cola PVA ao longo do rasgão e junte os bordos rasgados com firmeza. Corte uma tira de papel fina e calque-a sobre o rasgão colado. Feche o livro e coloque-lhe um peso em cima até a cola secar.

Páginas rasgadas

Coloque uma folha de papel encerado por baixo do rasgão. Acerte com cuidado as beiras rasgadas e pincele-as com cola PVA. Cubra o rasgão com outra folha de papel encerado, esfregue-a suavemente ao longo do rasgão e ponha um peso em cima. Espere 24 horas e depois retire o papel encerado.

Páginas soltas

Um dos métodos de consertar um livro com páginas soltas consiste em cortar uma tira estreita de papel com o comprimento do livro e não mais larga que a margem das folhas. Dobre-a no sentido do comprimento e aplique cola PVA nas costas. Cole uma orla à página solta e a outra à página seguinte. Coloque uma tira de papel encerado na dobra, feche o livro e deixe a cola secar.

ebookbuch


3 comentários

  1. maria da gloria mira 20 de Junho de 2014
  2. patolino 15 de Março de 2016
  3. cadmo 4 de Outubro de 2016

Adicionar Comentário