Como arranjar objectos de barro quebrados

Os vasos de jardim ou objectos ornamentais de barro quebrados podem ser consertados com cola epoxídica, do tipo composto por um endurecedor e uma resina que se misturam na altura da aplicação para que a união fique estanque.

Modo de preparação

Esfregue cuidadosamente os bordos expostos com um pó abrasivo, lave com água e deixe secar. Para que o barro fique completamente seco, pois a cola não adere em superfícies húmidas ou sujas, guarde o objecto durante dois dias num compartimento quente.

Antes de aplicar a cola, reconstrua o objecto o melhor que puder, juntando todos os pedaços numa sequência que facilite o trabalho. No caso de haver vários fragmentos, numere-os a giz para determinar a ordem por que devem ser reunidos.

Colagem

Faça a mistura da cola seguindo as instruções e espalhe-a bem sobre as duas bordas. Faça-a penetrar nas superfícies porosas usando um aplicador ou um pauzinho afiado — por exemplo, um pauzinho de gelado. Una os pedaços e mantenha-os em posição com fita adesiva transparente. Quando haja vários pedaços a colar, cole um de cada vez e deixe secar antes de continuar, o que representa um processo moroso, pois as colas epoxi podem levar várias horas a secar.

Por uma questão de higiene, não utilize loiça de barro depois de colada, pois pelo vidrado lascado podem penetrar partículas de alimentos no material poroso, dando origem a uma proliferação de germes. Estes objectos podem, no entanto, ser aproveitados para jarras ou vasos para plantas.

 


One Response

  1. Reth Trindade 16 de Maio de 2014

Adicionar Comentário