A história do ano novo

O ritual de Ano Novo está inteiramente ligado à natureza. Desde sempre que as culturas festejavam a renovação, o início de algo novo, de acontecimentos. Ao longo dos tempos, aquilo a que chamamos de calendário gregoriano foi implementado em países de todo o mundo, sendo parte de a história do ano novo.

A história do ano novo

A primeira vez que se comemorou o ano novo data de 2.000 a.C, aproximadamente, e ficou conhecida como “Festival de Ano Novo”. Já na Babilónia, os festejos ocorriam no equinócio da primavera, quando os dias são exactamente iguais às noites.

Os assírios, fenícios, egípcios e persas celebravam o Ano Novo em Setembro, e os gregos nos dias 21 e 22 de Dezembro.

Mas foram os romanos que estabeleceram uma data fixa para esta comemoração. O calendário ajustou-se para dar o seu início a 1 de Janeiro. No século XVI, a Igreja Católica adoptou esta comemoração e adicionou-o ao calendário gregoriano.

Ano novo na China

Na China, a passagem de ano começa a festejar-se no final de Janeiro e no Japão o ano novo comemora-se nos três primeiros dias de Janeiro.

Os judaicos comemoram o Ano Novo ou Rosh Hashaná em meados de Setembro e dura dois dias. Os islâmicos comemoram o Ano Novo em Maio.

Comemoração Ano Novo

Hoje em dia são muitas as comemorações e rituais que se adoptaram para a comemoração de Ano Novo. Um dos rituais é o lançamento de fogo de artificio. Relata a história que as comemorações com fogos de artificio provêm das celebrações religiosas chinesas. Os chineses utilizavam os fogos de artificio para afugentar os demónios nas ocasiões comemorativas.

comemorar ano novo

Ano novo em Itália

Na Italia, o Ano Novo é considerada a celebração mais pagã. Há mitos de que quem dorme nessa noite, dormirá todo o ano e na noite de São Silvestre. Em Itália, o ponto de reuneão para os festejos acontecem na Piazza Navona, Fontana di Trevi, Trinitá dei Monit e Piazza del Popolo.

Ano novo na Austrália

Na Austrália, é em Syndey que o Ano Novo se vive mais intensamente. O ritual mantém-se fiel ao longo dos anos: três horas antes da meia-noite, rebentam fogo de artificio na Sydney Harbour Brige, onde a multidão assiste e só voltam à rua depois da meia-noite para festejarem nos pubs e nas praias.

Ano novo em Nova Iorque

Em Nova Iorque festeja-se a passagem de ano na Times Square. A multidão espera pela meia-noite para que a grande maça exploda.

Em Portugal, conhecem-se as passagens de ano da Praia da Nazaré, nas praias algarvias, na Madeira e a festa na Avenida dos Aliados, no Porto. Estes são os locais que mais gente reúne nas comemorações da passagem de ano.


Adicionar Comentário