Dicas para fazer entrevista de emprego

Mesmo os candidatos mais inteligentes e qualificados para um cardo de emprego precisam se preparar para entrevistas. Por quê? Simples, ir bem em uma entrevista envolve fatores não só de seu conhecimento e habilidades, mas também psicológicos.

Lembre-se que participar em uma entrevista é, geralmente, um “tudo ou nada”.

Muitas vezes é ali que o candidato a ser contratado vai conseguir ganhar a vaga de emprego e você não vai ter uma oportunidade para ter uma segunda chance.

Por isso vamos discutir aqui essas 8 dicas para você fazer uma boa entrevista de emprego.


Dicas para fazer entrevista emprego3

1 – Comunicação não-verbal

Muitos entrevistadores para empregos usam além do que você fala sua comunicação não-verbal para te avaliar. Isto é, eles avaliam como você esta na entrevista pela sua postura e gestos. Aqui a questão é tratar de demonstrar confiança.

Esteja com a coluna reta, faça contato visual com o entrevistador olhando nos olhos dele. Essa primeira impressão não-verbal pode ser um grande começo na sua entrevista de emprego.

2 – Vestir adequadamente

É importante saber o que vestir para uma entrevista. Se você vai usar um terno ou algo menos formal, depende da cultura da empresa e da posição que você está procurando. A regra aqui é observar os funcionários da empresa que ocupam a mesma posição que você. Ai você saberá qual é regra de conduta de vestimenta para essa empresa e para seu cargo. Na dúvida, vá vestido de maneira formal, sem exageros de nenhum tipo. Nem nas cores das roupas, nem na quantidade de perfume que você usa, nem em decotes, etc.

3 – Ouvir

Desde o início da entrevista, o entrevistador está lhe dando informações, direta ou indiretamente. Se você não estiver ouvindo isso, você está perdendo uma grande oportunidade. Boa capacidade de comunicação inclui a ouvir. Observe o seu entrevistador, e tente responder ao que eles esta perguntando em vez de falar coisas clichês ou decoradas.

4 – Não fale muito

Falar para o entrevistador mais do que ele precisa saber pode ser um erro fatal. Ficar divagando sobre os assuntos e estender as respostas sobre as questões com informações desnecessárias é um erro grave. Prepare-se para a entrevista através da leitura do anúncio da vaga de trabalho, pense em como suas características e habilidades específicas podem ajudar a empresa nesse trabalho. Faça isso, antes da entrevista para saber o que responder na hora, sem ficar enrolando ou divagando longamente.

5 – Não seja demasiado familiar

A entrevista é uma reunião profissional para falar de negócios. Não se trata de fazer um novo amigo. O seu nível de familiaridade deve imitar o comportamento do entrevistador. É importante que você traga energia e entusiasmo para a entrevista, mas não ultrapasse os limites. O seu lugar nessa situação é de uma pessoa que é um candidato à procura de um emprego e não a de uma amigo do entrevistador.

6 – Use uma linguagem apropriada

Evite gírias e uma linguagem muito informal em geral. Preste atenção nas suas palavras e fale de formalmente, tenha especial cuidado com referências a idade, raça, religião, política ou orientação sexual. Isso pode parecer grosseiro ao entrevistador.

7 – Não seja arrogante

Você sabe que é um bom candidato, esta confiante de que a vaga será sua se tudo der certo. Ótimo, esse é o espírito que você precisa, mas tome cuidado para isso não extrapolar para um tom arrogante. O excesso de confiança é tão ruim, se não pior, do que uma baixa autoestima.

8 – Faça perguntas

Quando perguntado pelo entrevistador se você tem alguma dúvida a maioria dos candidatos respondem “Não.” Esta é a resposta errada. Fazer perguntas sobre a empresa, o cargo, o método de trabalho quando o entrevistador te dá essa oportunidade é uma forma de demonstrar interesse pela vaga.

Fazer perguntas também lhe dá a oportunidade de descobrir se esse é o lugar certo para você. Não tenha medo e faça perguntas sobre o emprego que você esta disputando, não sai da entrevista com dúvidas sobre isso.

Essas são nossas dicas para você fazer uma boa entrevista de emprego. Espero que você tenha gostado delas e que elas possa te ajudar na busca por um novo emprego!


Adicionar Comentário